TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Educação Física

Por:   •  12/8/2022  •  Resenha  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Disciplina: Educação Física

Prof.: Iúri Ribeiro

Turmas: 3º anos do Ensino Médio Integrado

Atividade Encontro 3

Handebol

Questão 1 – Quais os esportes praticados, já no Século XX, que foram modificados para o surgimento do Handebol. Quais foram estas modificações e quais outras o Handebol passou até chegar na forma que é praticada atualmente?

RE.:

Dentre os diversos jogos semelhantes ao handebol que já existiram durante a história, podemos falar sobre algum deles, como por exemplo a “Urânia” que era praticada na Grécia antiga, tendo a bola com o tamanho de uma maça, utilizando as mãos para jogar. Os Romanos também conheciam um jogo, que também era praticado com as mãos, o “Hasparton”. Para além disso também são visíveis registros durante a Idade Média, onde os jogos com a bola, eram utilizados apenas por lazer. Na França, uma espécie de handebol, onde se jogava a bola, usando a palma da mão.

Já no século XIX O professor dinamarquês Holger Nielsen, criou um jogo denominado “Haaddbold”, criando, portanto, as suas regras. Mas em contraponto a isso, na mesma época os Tchecos, os Irlandeses e os Uruguaias conheciam um jogo semelhante, sendo denominado de Hazena. A ainda um jogo similar na Irlanda, e no “Sallon”, do Uruguai, sendo, portanto, precursores do handebol. Todavia, o esporte como se joga hoje, só veio a surgir em 1890 na Alemanha, tendo o nome de “Raftball”, sendo aprimorado pelo alemão Hirschmann para que o mesmo estreasse em campo, no ano de 1912; se expandiu fortemente, durante o período da primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).

Nessa mesma época, o professor de ginástica Max Heiser, criou o jogo ao ar livre, sendo um derivado do Torball, para as operárias da fábrica Siemens. Após um período, homens também começaram a praticar esse jogo, mas para que isso fosse feito, mudanças foram feitas, como por exemplo o aumento do campo, que adotou as medidas do campo de futebol. Com isso, em 1919, um outro professor, que se chamava Karl Schelenz, reformulou o jogo citado, alterando o seu nome para como conhecemos hoje. De toda forma, o esporte foi se tornando cada vez mais conhecido, se espalhando para outros países, além também de começar a participar de competições olímpicas e mundiais.

Mesmo com tais mudanças, o time ainda era composto por 11 jogadores, se tornando modalidade esportiva um ano mais tarde; somente no ano de 1924, que os jogos de handebol, começaram a ser praticados em ambientes fechados, com os suecos. Com temperaturas muito baixas, viram-se obrigados a realizar essa modificação, além de diminuir o número de jogadores para sete em cada equipe.

Com tal mudança, além também do grande aumento de competições, seguindo a modalidade com as novas modificações, o handebol jogado em campo aberto, foi sendo esquecido cada vez mais, a partir do mundial de 1966.

A quadra de jogo possui 40 metros de comprimento por 20 de largura, com dois gols de 3 metros por 2 de altura. Somente os goleiros podem permanecer no espaço demarcado de 6 metros próximo ao gol e tocar a bola com os pés. O jogo é dividido em dois tempos de 30 minutos, tendo 10 intervalos, durante o tempo estabelecido. São 16 competidores no total, que deles sete ficam em quadra.

O tamanho da bola é diferente a depender da categoria. Tendo na masculina um peso que varia entre 425 a 475 gramas, com um diâmetro de 58 a 60 centímetros. Já no feminino são de 325 a 375 gramas, medindo de 54 a 56 centímetros.

De forma geral, pode se dizer que o handebol, como se conhece hoje nasceu de uma série de modificações, em esportes já praticados, como por exemplo o Torball, sendo adequado conforme a sua época, ele sofreu de modificações, como a questão do local que é praticado, indo do campo aberto, para uma quadra fechada, por questões climáticas, o tamanho da bola que foi definido e padronizado, sendo diferente das suas “versões” anteriores, que podiam ser menores ou maiores, além também da quantidade de jogadores presentes dentro do jogo, indo de 11 jogadores (igual ao futebol), indo para sete jogadores em quadra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com