TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dos Estados Na Organização Da Educação Formal E O Que é Necessário Para Efetivar A Formação Subjetiva Do Indivíduo

Trabalho Escolar: Dos Estados Na Organização Da Educação Formal E O Que é Necessário Para Efetivar A Formação Subjetiva Do Indivíduo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 2

Explique quais eram os objetivos da escola na modernidade e porque estes estavam em oposição. Tenha como referência o protagonismo dos Estados na organização da educação formal e o que é necessário para efetivar a formação subjetiva do indivíduo.

Resposta:

Uma das variantes dos objetivos claros da educação no período da modernidade é promover a libertação do sujeito e, é claro, de produzir o homem novo, apto a compreen¬der, aceitar e atuar nos novos modelos e paradigmas, construir sob os pilares da educação moderna sua mais perfeita emancipação, para que, ele se torne um ser crítico, ativo e reflexivo. Este novo modelo de educação, também, possui fortes características marcadas pelo aspecto social em se comparando com o aspecto individual e subjetivo. Por esse motivo a ideologia estatal e a crítica pessoal convivem lado a lado na modernidade, visto que a pedagogia moderna tenta formar cidadãos compatíveis com o projeto político do Estado; portanto, trata-se de uma educação conformista e padronizada em prol de uma convi¬vência pacífica. Por outro lado, o ideal da escola como instituição edu¬cacional consiste em promover uma formação crítica e consciente, desenvolvendo os talentos e as faculdades do sujeito singular, que, na maioria das vezes, são opostos aos ideais de uma educação para o Estado. (krastanov, pp. 110, biblioteca Claretiano.)

Este problema vem desde o início da educação até os dias de hoje, onde as escolas precisam formar cidadãos com interesses individuais, mas, também críticos com relação aos assuntos inerentes à sociedade atual, a ideia de homem universal, ou seja, que esse homem seja preparado para a vida e alicerçado apartir de valores sólidos e firmes.

Bacon nos demonstra sua lucidez inefável, ao afirmar que o papel da educação não se resume e, nem se traduz, unicamente, à conservação e à trans¬missão de conhecimentos técnicos e científicos, mas, antes, como ferramenta que pro¬porcione o avanço das investigações e descobertas científicas, contribuindo para uma sociedade que evolua e ampare o cidadão comum.

Essas principais questões levaram escolas tradicionais a rever suas metodologias de ensino, pois, seus métodos de ensino virariam alvos de críticas pela sociedade, chegando ao ponto de ridicularizá-la considerando-as como que inúteis e estéreis, onde o aluno nada aprende, perdendo seu tempo. Essa educação também é fortemente marcada pelo aspecto individual e subjetivo. A escola, que tinha a matemática e a lógica como matérias principais em sua grade também passaram inseriu também a história e a geografia a fim de tornar as pessoas mais conscientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com