TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique Quais Eram Os Objetivos Da Escola Na Modernidade E Porque Estes Estavam Em Oposição. Tenha Como Referência O Protagonismo Dos Estados Na Organização Da Educação Formal E O Que é Necessário Para Efetivar A Formação Subjetiva Do Indivíd

Dissertações: Explique Quais Eram Os Objetivos Da Escola Na Modernidade E Porque Estes Estavam Em Oposição. Tenha Como Referência O Protagonismo Dos Estados Na Organização Da Educação Formal E O Que é Necessário Para Efetivar A Formação Subjetiva Do Indivíd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  2.554 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A animação “Uma História de Amor e Fúria”, lançada em 2013 com a direção de Luiz Bolognesi, trata-se da história de amor de Janaína e um herói imortal, que vai através de suas trajetórias narrando cerca de 600 anos da História do Brasil.

O filme retrata quatro fases da história, a começar pela colonização.

Nesse ponto, é possível conhecer alguns costumes indígenas, como por exemplo o canibalismo tupinambá, onde os guerreiros acreditavam que comer a carne dos guerreiros inimigos alimentava seu espírito e tornava-os mais forte. Depois, o que pode-se observar é o extermínio indígena que já conhecemos. Na História, o herói indígena ganha um poder dos deuses que o torna imortal e o possibilita a lutar pelos ideais de sua tribo. A partir daí, o personagem passa a encarnar um pássaro, que o leva à vários períodos históricos.

O próximo momento histórico retratado no filme é a escravidão. O protagonista encarna o Manuel Balaio, um personagem historicamente real, considerado o líder da revolução.

O terceiro momento do filme seria a Ditadura Militar, nosso protagonista faz parte de um grupo de resistência. Através de imagens, as torturas sofridas pelos opositores desse regime nos são mostrados neste ponto da animação.

O último momento da animação se dá supostamente em 2096. Um Brasil futurista, dominador de tecnologias, com acesso a tudo, exceto a água. A partir daí surge uma constante luta pela água, neste ponto surge um questionamento comum no cenário atual, as reflexões sobre o mau uso da água.

A vida de um homem destinado a lutar é demostrando através de uma animação destinada ao público jovem e adulto com traços e linguagem de HQ. Em cada momento de sua vida, o protagonista procura por sua amada, Janaína, que sempre o apoia, mas algo sempre impede a união dos dois.

CONCLUSÃO

O filme pode ser entendido como uma grande crítica ao Brasil, mostrando que vivemos em um enorme ciclo vicioso. Podendo ser de grande apoio ao ensino da história do Brasil em sala de aula, e a linguagem utilizada através dos traços escolhido para a animação pode ser de grande motivação aos alunos a se atentarem a alguns dos capítulos marcantes do povo brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com