TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Artigo: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução:

A escola que tem por objetivo a formação integral dos alunos tende a ampliar um lugar mais prazeroso e homogêneo. Destacam-se neste contexto alguns trechos importantes com o propósito de incentivar os pedagogos a introduzirem mais conhecimento e harmonia entre alunos.

Por meio deste trabalho destacamos que a criança aprende que a conveniência entre pessoas diferentes e algo comum e garantido por lei e isso lhe agrega cultura, conhecimento e vivencia em sociedade.

Neste contexto o papel da educação, por sua vez, torna-se cada vez mais importante devido à demanda de necessidades sociais emergentes e é o motivo pelo qual, se usa a educação, como medidora de transformações sociais, contribuindo com rapidez e criatividade para uma sociedade mais consciente mais justa e mais humana.

Por essa razão, foram realizadas pesquisas através de artigos e sites com embasamento neste assunto que trouxessem um pouco deste universo e chegasse a uma conclusão sobre essa realidade. Buscou-se o suporte teórico em bibliografia adequada ao tema, de modo a garantir a compreensão dos leitores.

Documento Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo

Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional (LDBEN

90.394/96) * Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. * Liberdade de aprender, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. * Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. * Respeito a liberdade e apreço a tolerância. * Considerações com a diversidade étnico-racial.

Parâmetros Curriculares Nacionais

(PCN) * Orientam os professores quanto ao conhecimento escolar quanto ao contextualizando e quanto á interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender. * O currículo está sempre em construção e deve ser compreendido com um processo contínuo que influencia positivamente a pratica do professor.

Diretrizes Curriculares Nacionais

para a Educação das Relações

Etnic-Raciais para o Ensino de

História e Cultura Afras- Brasileiras e

Africanas * Corrigir injustiças. * Eliminar discriminação. * Promover a inclusão social e a cidadania.

Referencial Curricular Nacional para

Educação Infantil, volume 1. * Indicar caminho que contribuam para o desenvolvimento das crianças desenvolvendo integralmente sua identidade, para possam ser capazes de crescer como cidadãos com direito a infância reconhecida.

2. Atividades e Brincadeiras para comemorar o Dia dos Pais:

A Coordenação e os professores planejaram uma comemoração para que os pais interagissem mais com seus filhos visando a falta de tempo nos dia atuais. Deve haver um conhecimento da vida pessoal do aluno, para sabermos mais sobre a vida familiar e assim estabelecer um diálogo entre eles, para evitar uma possível discriminação na instituição de ensino no decorrer de suas vidas. Deveria fazer uma comemoração mais voltada para família. Assim, assumindo, compreendendo e respeitando a diversidade.

Houve uma grande confraternização para comemorar o dia dos pais, fizeram um bom planejamento preparam um banquete de doces e salgados e outra guloseimas para que os alunos e seus pais ficassem a vontade. Claro que não devemos esquecer das diversas brincadeiras e gincanas para que a diversão fosse garantida como de costume acontece todos os anos, além dos presentes que os alunos preparam para seus pais. Os pais também podiam levar seu filhos para a Horta “Cantinho do Papai” e plantar sementes e os alunos iriam fazer um acompanhamento até o surgimento dos frutos.

A festa parecia estar perfeita, porém notamos que havia uma serie de adversidades naquele local ocasionando alguns constrangimentos que no nosso ponto de vista poderia ser evitado se a instituição organizadora fizesse um levantamento através de reuniões de pais com a presença dos alunos para discutir alguns assuntos de multiculturalismo e diversidade afim de evitar discriminações com os alunos nas escolas. Infelizmente percebemos que ainda existem muitas instituições de ensino que não tratam determinados assuntos como deveriam, e nós sabemos que isso serve para garantir os direitos e os humanos e a liberdade de expressão. Sendo assim, ao invés de fazerem uma confraternização especifica, poderiam criar algo diferente que pudessem envolver as famílias de modo que saibam lidar com essas diferenças. Por fim, teríamos um ambiente mais saudável, satisfatório e prazeroso

3. Trabalhando o multiculturalismo com imagens:

Desenho Visualizado Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo

Um homem negro → Discriminação racial é definida como toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica. → A lei 12.288/10 determina que o governo com base no Estatuto da Igualdade Racial crie medidas concretas para atender um interesse individual ou coletivo destinadas a combater a “discriminação racial” e as “desigualdades raciais” que atingem os afro-brasileiros; → Garante igualdade de oportunidade no mercado de trabalho; →Deve formular programas e projetos voltados para a inclusão da população negra no mercado de trabalho e orientar a destinação de recursos para seu financiamento.

Uma pessoa obesa → Ninguém é gordo porque quer; →Devemos respeitar em qualquer lugar inclusive nos transportes públicos, cedendo lugar que é garantido por lei; → Uma pessoa não é pior que a outra por estar acima do peso, por vezes o motivo pode ser doença ou problemas emocionais;

→Respeitar os deficientes é reconhecer que eles possuem os mesmos direitos que nós, tendo acessibilidade, eles podem ter maior interação, o que lhe permite ter uma vida normal podendo trabalhar, estudar e se locomover sozinho.

Homem em cadeira de roda (cadeirante) →Ter acesso aos locais públicos com portas largas e rampas que permitam o transitar de suas cadeiras de rodas ou pela garantia de encontrarem vagas em estacionamentos próximos da entrada dos prédios: escolas inclusivas onde os deficientes possam estudar nas salas de aula regulares com os demais alunos sem serem descriminados. → O respeito ao deficiente é lhe garantir ter todo o acesso possível para que eles não sejam excluídos do nosso convívio, e a acessibilidade faz parte desse respeito que devemos ter para com eles.

Casal de idoso → Atendimento preferencial imediato em qualquer situação; → Devemos prevenir a ameaça de quaisquer maus tratos; → Devemos juntamente com o estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde mediante a políticas sociais publica que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

Mulher com bíblia na mão (Pessoa

Religiosa) →O Brasil por ser Laico, e um país de muitas religiões, porem esta diversidade de religiões nem sempre é representada ou respeita, nota-se que a minoria religiosa ou aqueles que não professam nenhuma fé nem sempre são respeitados pela grande maioria, sendo alvo de chacotas ou por vezes excluídos de círculos sociais. No Brasil as religiões de origem africana, cigana e indígena são as que mais sofrem descriminação o que fere direitos garantidos por lei na constituição brasileira.

4. Considerações finais

Com base no que foi exposto, verificamos que a educação é um direito fundamental universal e inalienável, e a maneira de aplicá-la em sua amplitude é ensinar as crianças a conviver com as dificuldades que fazem parte da complexidade do ser humano em sociedade, por isso a educação avança em campos sociais e psicológicos.

Ao sonegarmos a diferença, não permitimos que o assunto seja trabalhado em sua amplitude, mas pelo contrário, na medida em que o mascaramos e tornamos um expoente em nossa sociedade.

No ambiente escolar podemos encontrar um rico espaço cultural, onde o diferente se encontra a quase todos os estantes e devido à falta de orientação se torna um dos locais mais discriminadores.

Por fim, estamos acostumamos a ver assuntos relacionados à “bullying” sendo destaque na mídia com desfechos trágicos por isso, trabalhar as diferenças é um desafio para o educador, pois temos a oportunidade de inserir não só conhecimento mais um acréscimo de cidadania.

...

Baixar como  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »