TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade - Estrutura E Organização Da Educação Brasileira

Trabalho Escolar: Educação E Diversidade - Estrutura E Organização Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A finalidade deste estudo é analisar por intermédio das disciplinas Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade a maneira como se estruturou o sistema de ensino brasileiro e suas relações com a diversidade e o multiculturalismo, pois para Candau (2012, p. 13), “não há educação que não esteja imersa nos processos culturais do contexto em que se situa”.

Diante das pesquisas e análises percebe-se que as interferências e modificações ao longo da história decorrentes dos avanços, das lutas e das conquistas entre as classes, a partir do estabelecimento de amparos legais, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, visam uma educação de qualidade e acessível a toda a sociedade, fundamentada na formação e no aperfeiçoamento contínuo do educador e do educando a nova realidade social, econômica, política e cultural, o educador deve objetivar o respeito, o reconhecimento, a valorização, a igualdade, a cooperação, o convívio e a interação mútua no ambiente escolar, deixando de lado práticas e comportamentos monoculturais para dar lugar ao multiculturalismo e a diversidade.

Libâneo; Oliveira e Toshi (2012) confirmam:

A formação geral dos alunos depende de uma formação de qualidade dos professores. [...]. Já não podem ser meros repassadores de informação, mas devem revelar-se investigadores atentos às peculiaridades individuais e socioculturais dos alunos e sensíveis às situações imprevisíveis do ensino, além de participantes ativos e reflexivos na equipe docente, [...]. Esses elementos de um novo profissionalismo do professor levam a postular exigências específicas de formação inicial e continuada. [...] Ressalta-se, portanto, a importância de compreender as ligações do espaço escolar com o sistema de ensino e com o sistema social, para articular as práticas pedagógico-didáticas com as demais práticas sociais concorrentes. (Libâneo; Oliveira e Toshi, 2012).

DESENVOLVIMENTO

Passo 1

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) Preparar cidadãos livres e solidários para o mercado de trabalho e garantir igual acesso e permanência na educação básica.

Promover a divulgação e o compartilhamento entre culturas distintas.

Orientar, permitir o respeito às idéias e pensamentos mútuos e proporcionar meios para o respeito e a tolerância recíproca, levando em conta a diversidade étnico-racial.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Propor a inclusão de procedimentos, valores, normas e atitudes, objetivando uma formação ampla e adequando conteúdos e critérios avaliativos a diversidade existente, favorecendo o envolvimento e a aprendizagem significativa.

Promover através da prática contínua, ações que permitam a interação e a cooperação pelo contato cultural diversificado, fator importante para a estruturação do cidadão e de suas características individuais, com base na liberdade e no respeito mútuo.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Incluir nas disciplinas e atividades curriculares, a Educação das Relações Étnico-Raciais, por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores.

Garantir o direito a educação de qualidade, o reconhecimento, a valorização e a divulgação da história, das características e da cultura Afro-Brasileira e Africana, corrigindo o desrespeito e a discriminação.

Considerar temas e questões relacionadas aos afrodescendentes, visando educar cidadãos capazes de interagir de forma igualitária com culturas africanas, indígenas, européias e asiáticas e possibilitar a participação de todos para a formação de um país democrático.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. Entender as capacidades, os conhecimentos e os valores individuais e promover atividades educativas que desenvolvam a interação e o entrosamento, respeitando e valorizando as singularidades.

Possibilitar a discussão e a resolução de problemas similares ao cotidiano estimulando a criatividade.

Proporcionar uma educação inclusiva, favorecendo o convívio, o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com necessidades especiais no ambiente escolar.

Promover ações que aproximem a família do ambiente escolar respeitando as combinações familiares atuais, as etnias, as crenças, os valores, etc.

Estabelecer formas de comunicação entre a família e a escola e desenvolver projetos com assuntos do cotidiano familiar.

Passo 2

Título: Comemoração do dia das Mães da Escola “Pingo de Gente.”

Disponível em: http://www.doctum.edu.br:8080/portal/educacao-infantil/escola-pingo-de-gente/noticias/escola-pingo-de-gente-realiza-festa-em-homenagem-ao-dia-das-maes/view.

Acesso em: 30 / 03 / 2014.

Análise crítica

De forma criativa e inovadora, os organizadores da comemoração do dia das mães com os alunos da educação infantil na Escola “Pingo de Gente”, deixaram de lado as comemorações tradicionais e por meio de parcerias com salões da cidade optaram por um evento no período vespertino destinado a beleza, onde as mães presentes tiveram direito a fazer as unhas, maquiagem e cabelo e em companhia dos filhos, participaram de uma refeição caprichada e desfrutaram de momentos agradáveis, recebendo homenagens que se iniciaram com apresentações musicais (canto, dança e recitais) e terminaram com a entrega de flores.

Considerando a comemoração na Escola Pingo de gente e o cenário atual, ou seja, as mulheres cada vez mais inseridas no mercado de trabalho e com pouco tempo livre para os filhos, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com