TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – Uniderp

PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Nome: Naiane Vareiro Moura

        

RA:2857154636

Série:

Sidrolândia

2015

Universidade Anhanguera – UNIDERP

PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Desafio Profissional aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos oferecido pela Uniderp/ Anhanguera Interativa – Pólo de Sidrolândia, sob a orientação dos Professores Tutores Presencial: Profº. Rodolfo Marocchio e a Distância: Profª. Ausdy Castro Santos, Profª. Maria Clotilde Bastos

Nome: Naiane Vareiro Moura

RA:2857154636

Série:

Sidrolândia

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        Comemoração do dia das Mães da Escola Pingo de Gente        

3.        USO DE IMAGENS PARA TRABALHAR AS DIVERSIDADES SOCIAIS        

4.        Conclusão        

Bibliografia        

  1. INTRODUÇÃO

Nesse texto será abordado tudo que se correlaciona com as diversidades e multiculturalismo, logicamente com base em legislações e diretrizes relacionada ao tema, o multiculturalismo e a diversidade tanto de crença, raça, cor, religião entre outros, deve ser abordada com fervor principalmente nas esferas de educação que são a família e o estado que tem por dever formar cidadãos conscientes para que o futuro da sociedade venha ser promissor longe de distinção por quais aspectos sejam estes.

Documento

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN9394/96)

Esta lei demonstra que a educação é dever da família e do estado e que deve ser fornecida respeitando os princípios básicos de acesso à educação levando respeito as diversidades e diferenças existente no âmbito escolar.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Relata os parâmetros da educação de qualidade respeitando as culturas existentes, principalmente as culturas nacionais que são diversas, os parâmetros orienta ao educador prover um ambiente harmonioso e sem diferenças entre os cidadãos existentes nele, ou seja, adaptar ao dia-a-dia escolar as diversidades culturais.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Essas diretrizes abordam a evolução escolar e da história cultural afro-brasileira e africana que por sua vez faz parte da história constituinte do país é muito importante abordar, pois uma das mais formas de diversidades que não são bem vindas se enquadra as étnico-raciais principalmente derivadas do povo africano que sofrem enorme descriminação por suas crenças, cor e tradições.

Referencial Nacional para Educação Infantil, volume 1

Este referencial manifesta a importância da modulação da educação desde a formação nas creches, formando os pequeninos cidadão conscientes respeitando as diferenças desde pequenos.

  1. Comemoração do dia das Mães da Escola Pingo de Gente

Disponível: http://www.doctum.edu.br:8080/portal/educacao-infantil/escola-pingo-de-gente/noticias/escola-pingo-de-gente-realiza-festa-em-homenagem-ao-dia-das-maes/viewAcesso: 29/03/15

A escola em questão prestou uma homenagem as mães, digna de rainha, com tudo o que foi analisado nessa comemoração tudo correu de forma adequada segundo com o cronograma montado pela equipe pedagógica, no entanto podemos ressaltar que houve um encontro entre mães de várias culturas, religiões, etnias entre outros, o que eleva toda escola que faz esse tipo de confraternização mostrando para as crianças que as diversas formas de diferenças existentes podem sim ser respeitadas.

A iniciativa foi de extrema importância unindo duas esferas de educação a família e a escola, o primordial nessa reunião não foi somente para proporcionar um ambiente tranquilo com vantagens, porém como pode ser visualizado a reunião foi composta por apresentações das crianças que envolveram grupos de várias culturas e mesmo sem perceptiva real a escola lançou o multiculturalismo em pequeno evento escolar.

É uma escola diferenciada, pois valoriza o encontro das pessoas o que não se vê atualmente nas escolas, geralmente nessas datas especiais as escolas preferem por mandar lembrancinhas individuais por cada aluno, não ressaltando a importância do encontro entre pais e alunos, elevando as diversidades de cada um e mostrando o respeito a cada ser humano, esse é o papel multicultural aproximar as pessoas pelas suas diferenças abandonando o velho e preconceito que destrói nações e paralisa o crescimento social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (406.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com