TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EJA 1 AO 5 ANO

Artigo: EJA 1 AO 5 ANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  1.282 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de aula

Poesia: Retrato de Cecília Meireles

Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa, tão fácil: _ Em que espelho ficou perdida a minha face?

(Cecília Meireles).

Tema: Leitura de poesias – Língua Oral e Escrita

Duração: 5 aulas

Perfil da turma: EJA Inicial 1º ao 5º ano.

Objetivos específicos: Estimular a criatividade, curiosidade e imaginação, fazer com que a pessoa promova o habito da leitura de uma forma prazerosa, estimular linguagem oral, desenvolver o pensamento de cada um deles, a coordenação e trabalhar a atenção e o raciocínio.

Justificativa: No EJA do ensino fundamental I é de extrema importância utilizar a leitura, fazer com que eles criem gosto pela leitura de uma forma prazerosa. A leitura é um instrumento de construção do conhecimento, através dela os alunos poderão ampliar seu conhecimento. O aluno que é estimulado a ler e tem contato com o livro na escola ou em casa poderá associar que a leitura é um importante ato em sua vida.

Objetivo Geral: Preparar os alunos para a aprendizagem da leitura de forma prazerosa, promover discussão, ajudar na interação dos alunos, desenvolver o habilidade pela leitura ou por ouvir historias, desenvolver a capacidade de recontar a historia, conhecer as características da poesia, organização textual, rimas, ritmo, interpretação, reflexão e expressão oral; desenvolver a atitude de colaboração, identificar marcas linguísticas relativas a este gênero textual (biografia), expressar de forma coerente e clara, localizar no tempo fatos importantes de seu desenvolvimento, elaborar um texto autobiográfico a partir dos fatos resgatados, produzir um autorretrato a partir das observações de suas principais características.

Metodologia: Sentar com os alunos em circulo para melhor interação uns com os outros, realizar a leitura da poesia pela professora, ao terminar a poesia a professora pegara um porta retrato onde a partir abrindo a roda para discussão e interação, a partir disso os alunos terão que mostrar sua foto solicitada antes e falar sua biografia, bem como desenvolver as atividades.

Desenvolvimento:

Professor desenvolverá atividades por meio de:

- Leitura interativa;

- Confecção de mascara;

- Produção de texto oral e escrita;

- Fazer sua autobiografia;

- Leitura e analise de biografia;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com