TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA

Monografias: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2013  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  2.445 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: Educação de Jovens e Adultos

DELIMITAÇÃO DO TEMA: Leitura e Escrita na Educação de Jovens e Adultos –EJA

OBJETIVOS:

GERAL:

Levar o educador a compreender como o adulto vê a aprendizagem da expressão escrita e oral, e assim levando-o a romper com a ideia erronia de que o aluno é uma tabula rasa , fazendo com que o mesmo perceba que escrever não depende de dom de palavras, pois é sabido que todos têm algo a dizer, que têm o que compartilhar, que precisam documentar o que vivem, o que querem refletir sobre as coisas da vida e sobre o próprio trabalho.

ESPECIFICOS:

• Explicar a importância da leitura para fortalecimento da cidadania;

• Distinguir os diferentes mecanismos que envolvem a escrita e leitura.

• Valorização da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento.

INTRODUÇÃO

A proposta pedagógica apresentada nesse projeto propõe, como enfoque principal, as práticas de ensino da escrita e da leitura na EJA. Tendo como ferramentas a metodologia e as praticas pedagógicas para o veiculo na formação de cidadão consciente de sua própria função na sociedade. de forma que estes não vejam as mesmas apenas como códigos decodificados, e assim percebam a importância da leitura e da escrita na vida cotidiano, tendo consciência de que aprender a ler e escrever é uma forma de sonhar,conhecer, imaginar, refletir, questionar, sendo assim capazes de participar mais efetivamente, daquilo que acontece na sociedade, na escola e na família

A escolha do assunto deu-se ao observar as dificuldades que os educadores encontram ao trabalhar a escrita e a leitura com os alunos adultos no Curso EJA – Educação de Jovens e Adultos, até mesmo nas series mais avançadas como sétima e oitava . Nessa pesquisa depara-se com jovens e adultos que se encontram fora de sala de aula há vários anos e ainda, alunos que estão já a alguns anos repetindo a mesma serie.

Objetivo final é chamar a atenção dos educadores para que eles tenham uma preocupação maior com esses educandos , e que incentivem mais a pratica da leitura e da escrita na modalidade EJA. Ajudando assim essa classe desfavorecida e marginalizada a superar as marcas da exclusão,para que esses leitores possam entrar nesse universo cultural com direito democrático é que os mesmos concluam o curso capacitados, não apenas aptos a assinar seu nome e conhecendo algumas palavras de compleição simples. Pois o objetivo é torná-los cidadãos capazes de ler e interpretar as matérias escritas que se apresentam nos veículos de comunicação, para que dessa forma possam se desenvolver como sujeitos críticos reflexivo numa sociedade em que uma minoria é vista como seres mais importantes e a maioria como seres menos importante. E que os educadores consigam valorizar e resgatar, no indivíduo, valores que entraram em decadência pela banalização da conduta a ética do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com