TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVASÃO ESCOLAR DA EJA

Dissertações: EVASÃO ESCOLAR DA EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  3.669 Palavras (15 Páginas)  •  1.240 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

A evasão escolar tornou-se um problema que cresce cada vez mais, e afeta as escolas públicas. O maior índice de evasão escolar é a necessidade dos jovens trabalharem para ajudar na renda familiar, aumentando assim cada vez mais o número de adolescentes e adultos que deixam as salas de aulas. Este artigo tem como objetivo verificar as possíveis causas e consequências da evasão escolar. Foi observado que há dificuldade de alguns alunos em permanecer na sala de aula. Identificamos alguns motivos: não há incentivo por parte da família, insatisfação com a metodologia de alguns professores e muitos deixam a escola para trabalhar e ajudar nas despesas familiares.

Palavras-chaves: Evasão Escolar, Aluno, Família

ABSTRACT

The dropout became a problem that grows increasingly and affects public schools. The higher dropout rate is the need of young people working to help rnda family, thereby increasing the number of teenagers and adults who leave the classroom. This study aims to determine the possible causes and consequences of truancy. It was observed that it is difficult for some students remain in the classroom. identified a few reasons: there is no incentive on the part of the family, dissatisfaction with the methodology of some teachers and many leave school to work and help the family expenses.

Keywords: Dropouts, Student, Family

INTRODUÇÃO

Tendo em vista a importância da educação de jovens e adultos (EJA) que tem a função de corrigir o fluxo do analfabetismo apresentado no Brasil para dar as pessoas uma forma diferenciada de aprendizado, pois já que a visão de mundo dos alunos é totalmente diferente, pois esta voltada unicamente para o mercado de trabalho, pois eles precisam ajustar-se a sociedade o mais rápido possível.

A evasão escolar é um problema que cresce cada vez mais, e tem afetado as escolas públicas. Procurando encontrar quem é o responsável e qual a solução para este problema, foram muitas as discussões, e os pontos principais a família e à vida escolar dos indivíduos. A evasão escolar trata-se de um problema nacional, que afeta as classes mais desfavorecidas da sociedade.

Os jovens tendo que trabalhar para ajudar na renda familiar, acabam deixando as salas de aulas, e esse é o maior índice da evasão escolar, mais tem também a criminalidade, a violência, conflito familiar, a má qualidade do ensino são fatores comuns da evasão escolar. A evasão esta relacionada à família, às políticas de governo e ao próprio aluno.

Isso tudo faz com que o aluno deixe de acreditar que a escola contribuirá para um futuro melhor, já que a educação que recebe é precária em relação ao conteúdo, à formação de valores e ao preparo para o mundo do trabalho.

Compreender a importância das causas e consequências da evasão escolar na EJA é acreditar que esta discussão está inserida em uma mais ampla, a qual se relaciona com o fracasso escolar, precisando esta ser compreendida em sua essência e relacionada a outras dimensões da escola, para construirmos instrumentos de reversão desta realidade. Ressalta-se que esta é a postura de profissionais que visam uma escola inclusiva e competente. Logo, é fundamental que se tenha visibilidade de como esta evasão se constitui ao longo do processo educativo.

A evasão escolar consiste no não comparecimento dos alunos matriculados, sendo isso umas das principais causas de repetência escolar, também desencadeando outros problemas como distorção idade/série e o próprio abandono. Hoje não se sabe exatamente o porquê da evasão escolar, não se sabe até quando vamos ter que conviver com esse quadro pelo qual estamos passando na educação.

O problema da evasão escolar preocupa a escola e seus representantes, ao perceber alunos com pouca vontade de estudar, ou com importantes atrasos na sua aprendizagem. Os esforços que a escola, na pessoa da direção, equipe pedagógica e professores fazem para conseguir a frequência e aprovação dos alunos não asseguram a permanência deles na escola. Pelo contrário, muitos desistem.

Na Alfabetização de adultos é preciso que os preparem para o mundo através dos questionamentos, diálogos e o desenvolvimento crítico de suas ideias, orientando-os para viverem e conviverem com o mundo letrado e saber decifrar os códigos visuais da comunicação expostas pelos diversos segmentos sociais, do mundo letrado na qual o homem atual está em constante evolução, e é necessário o processo do aprender e a empreender os enigmas expostos pela classe dominante do saber ideológico; sendo assim, poderão ser capazes de conviver e lutar pelos seus direitos como cidadãos dignos e conscientes de seus direitos e deveres.

Escola não tem nada que ver com a vida do dia a dia, dentro dela não há lugar para seus problemas e preocupações, a escola por sua vez tem deixado escapar muitos indivíduos porque não está preparada psicologicamente para reconquistar seus alunos, pois são muitos os problemas socioeconômicos culturais enfrentados pelos alunos da EJA.

A escola não valoriza a diversidade de jovens e adultos em nossa sociedade, a segregação em nossas escolas não tem justificativa, distanciando esses indivíduos que tem o direito de ser parte integrante de nossa comunidade escolar, pois a escola ainda não está preparada para o encontro desse alunado, onde apenas algumas pessoas têm o direito de ser parte de todo o grupo.

Muitas vezes, jovens e adultos não tiveram interações e oportunidade de aprender sobre as características dos outros, temendo o desconhecido, enfatizando a separação, retraimento e até agressão, bem como insulto para esconder sua falta de compreensão gerando desconforto e uma justificativa para colocá-lo em locais separados.

Não há sociedade que tenha resolvido seus problemas sociais e econômicos sem equacionar devidamente os problemas de educação, assim como não há país que tenha encontrado soluções para seus problemas educacionais sem equacionar devida e simultaneamente a educação de jovens e adultos.

É um desafio tentar entender e interferir no processo de evasão escolar exige uma postura de desconstrução das verdades construídas pelos leitores, assumindo assim uma atitude reflexiva diante dos conhecimentos que cercam a evasão escolar. Vale destacar que essa situação é semelhante ao ato de conhecer citado por Freire (1982, p. 86), como um desafio, onde se lê que:

O próprio fato de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com