TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCREVER E ENSINAR A ESCREVER NOS DIAS ATUAIS

Pesquisas Acadêmicas: ESCREVER E ENSINAR A ESCREVER NOS DIAS ATUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

“Ler e escrever são tarefas da escola, questões para todas as áreas, uma vez que são habilidades indispensáveis para a formação de um estudante, que é responsabilidade da escola. Ensinar é dar condições ao aluno para que se aproprie do conhecimento historicamente constituído e se insira nessa construção como produtor de conhecimento[...] Ensinar é ensinar a escrever porque a reflexão sobre a produção de conhecimento se expressa por escrito” (GUEDES e SOUZA, 2007, p. 17).

“Nas práticas escolares de leitura [e escrita], pensar o professor como mediador da relação do estudante com o texto, e através deste com o(s) seu(s) autores, é já afirmar um ponto de vista sobre a aprendizagem: ninguém aprende a ler [e escrever] sem debruçar-se sobre textos. [...] Não é o professor que ensina, é o aluno que aprende ao descobrir por si a magia e o encanto da literatura. Mediar este processo de descobertas é o papel do professor, que só pode fazê-lo também ele como leitor [e produtor de textos]” (GERALDI, 2013: In: BARBOSA E BARBOSA, no prelo).

Resumo: Este trabalho tem por finalidade analisar a forma documento das diretrizes curriculares do ensino fundamental de 9 anos de acordo com as PCNs - o Plano de Ensino da Escola estadual Felício de Paiva de Uberaba, MG. Tem como objetivo investigar, de acordo com as PCNs, a utilização da fundamentação teórica e também a compreensão do entendimento da proposta pedagógica. O principal motivo de tal debate reside nas consequências divergentes que resultam das teorias na orientação da prática educacional proposta. Tem como objetivo principal a busca da investigação do referencial teórico utilizado neste plano de ensino. No referencial teórico do estudo usaremos as concepções gêneros textuais e oralidade na escola. (Resumo produzido em 2012 por um aluno do terceiro período do curso de Letras da UFTM).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com