TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRESSE DO PROFESSOR

Trabalho Escolar: ESTRESSE DO PROFESSOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  3.492 Palavras (14 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 14

ESTRESSE DO PROFESSOR

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é investigar o que é estresse, seus sintomas, causas de estresse em professores; os fatores predominantes como: dupla jornada de trabalho, multiplicidade de tarefas, salário, elevado número de alunos por sala de aula, estrutura física inadequada, indisciplina nas salas de aula, dificuldades de relação família-escola. As reais condições sob as quais o estresse se desenvolve e o possível adoecimento físico e mental dos professores. Buscamos, através de pesquisa em livros, artigos científicos, revistas, onde se apresenta a hipótese da defasagem das condições de trabalho em face das metas traçadas e efetivamente alcançadas, as quais acabam gerando sobre esforço dos professores na realização de suas tarefas. Em muitos casos, a indisciplina é a grande responsável por uma eventual sensação de frustração e até a desmotivação do profissional educador. O não reconhecimento, a desvalorização do professor, a sensação de fracasso quando os resultados esperados não são atingidos, contribuem para uma situação de estresse.

PALAVRAS-CHAVE: estresse; professor; escola; saúde

1. INTRODUÇÃO

Entre as profissões consideradas com elevadas fontes geradoras de tensão temos as que o profissional atua diretamente com pessoas, a exemplo da profissão docente, que além do papel de professor, são também doadores de cuidados. O professor tem uma função complexa, uma vez que cada um dos alunos tem características próprias e necessidades diferentes.

Ser professor hoje é trabalhar o conteúdo proposto, estimular o aluno a desenvolver seu aprendizado, mostrando a capacidade de cada um, e desenvolver seus conhecimentos, “fazer o aluno aprender”. Professor hoje é preciso ser formulador de proposta própria, precisa saber elaborar conteúdos, ter domínio da atividade, tendo a reflexão madura sobre como avaliar e orientar. Ser professor é ser capaz de amar a cada aluno, independente do que cada um é. Ser professor é ser mais, é ser a pessoa que houve, que age, tem responsabilidade, leva o conhecimento não só do livro, mas da vida; tem muitas vidas em suas mãos, e essas dependem dele para no futuro poderem viver dignamente. Ser professor acima de tudo é respeitar seus limites, buscar suas dúvidas, passar sua sabedoria e principalmente ser criativo em suas atividades formando pessoas interessadas a buscar muito, ir além de seus limites.

O quadro atual da sociedade é marcado pelo ritmo alucinante da globalização da economia, crescente urbanização e revolução tecnológica. Ser professor diante desse cenário é questionar sobre o que não vai bem: desde as perdas de importantes valores, a miséria, o desemprego, as desigualdades sociais, os medos, as tensões, os conflitos, as violências, o crescimento incessante da sociedade do consumo, a redução do espaço público e a degradação de nossas liberdades. Além de saber ensinar bem, dominando os conteúdos e sendo didático, o professor deve mediar entre as capacidades já existentes e os novos e mais complexos desafios.

O professor deve “ensinar” ou “educar” os seus alunos. Muitos dizem que os pais devem educar, e os professores apenas ensinar. Porém, a realidade acaba sendo outra. No fim das contas os professores acabam também educando os seus alunos. Talvez o ideal fosse procurar o equilíbrio nesta questão: uma cooperação entre pais e professores. Porém, estes são ideais aparentemente utópicos, mas possíveis de serem realizados. Acontece, na realidade, que muitas vezes o professor acaba sendo pai e mãe do seu aluno, ensinando coisas que deveria ter aprendido em casa. E alguns pais acham que educar é uma função da escola, nem todos tem consciência de que são eles os primeiros educadores de seus filhos. Deixando de participar do cotidiano de seus filhos, cria dificuldades na relação do docente junto ao aluno, muitas vezes causando desrespeito, indisciplina. É necessário construir esta parceria entre família e escola para que ambos possam falar a mesma língua.

Além do trabalho em sala de aula, o professor leva também muita tarefa para casa, como: preparar aula, corrigir avaliação, etc. Isso é desgastante.

Nem sempre as coisas acontecem como o educador gostaria que fosse e o estresse nesta profissão é quase impossível de não aparecer. Ele tem que ter jogo de cintura para conviver com mau humor, agressividade, reclamações, grosserias, interrupções das aulas, educandos agitados, inquietos, atividades que não saem como foram planejadas, enfim tantas outras coisas que o levam a sentir-se frustrado e impotente.

E nessa luta constante, os professores ainda convivem com o pouco reconhecimento de seu valor profissional, recebendo baixos salários, e para manter-se financeiramente obrigam-se a uma carga de trabalho puxada e ainda ao chegar a sua casa, tem as responsabilidades com a família.

Com tudo isso é difícil de não ter estresse, o que tem sido responsável pelo exagerado número de professores que se afastam da sala de aula.

2. O QUE É ESTRESSE?

Estresse, tradução do inglês stress, é uma palavra que definitivamente se incorporou ao cotidiano das pessoas. Até mesmo as mais corriqueiras situações do dia-a-dia estão associadas ao estresse. Pressões no ambiente de trabalho, problemas de relacionamento em casa, avaliações a que a pessoa deve ser submetida, insegurança e violência urbana e, até mesmo, o trânsito, dentre inúmeras outras, podem levar a pessoa a sentir-se estressada.

De acordo com a Wikipédia, a enciclopédia livre, estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.

O termo estresse é originário da física e significa a força aplicada a um determinado material capaz de superar a resistência oferecida por este material a fim de preservar sua estrutura.

De acordo com o Diciona – Dicionário da Língua Portuguesa, o significado de estresse é: condição física e psicológica causado pela ansiedade que leva ao sentimento de angústia; respostas físicas e mentais causadas por estímulos externos desagradáveis; perturbações orgânicas e psíquicas ocasionando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com