TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DISCIPLINARES I - RECURSO HUMANO

Casos: ESTUDOS DISCIPLINARES I - RECURSO HUMANO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  4.684 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta 1

1 em 1 pontos

Correta

Para analisar um texto, podemos dividi-lo em unidades de leitura, em capítulos ou subtítulos. Ler uma primeira vez na íntegra oferece uma visão de conjunto.

A afirmação acima trata da:

Resposta Selecionada:

b.

Análise textual.

Pergunta 2

1 em 1 pontos

Correta

A principal característica do conhecimento filosófico, segundo Trujillo (2004), é que as hipóteses filosóficas são baseadas na experiência e na observação, e não na experimentação. Ou seja, suas hipóteses não podem ser refutadas nem confirmadas apesar de serem sistematizadas e racionalizadas. Daí se pode concluir que:

Resposta Selecionada:

a.

O conhecimento filosófico é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana.

Pergunta 3

1 em 1 pontos

Correta

A dialética (do latim dialectica ou dialectice) é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa "caminho entre as ideias". Leia as afirmações abaixo sobre o método dialético e escolha a alternativa verdadeira para representá-lo:

Resposta Selecionada:

a.

Tudo se relaciona; tudo se transforma; mudança qualitativa; contradição.

Pergunta 4

1 em 1 pontos

Correta

Este método de pesquisa científica é aquele que parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas. Ele é próprio das ciências naturais e também aparece na matemática através da estatística. Utilizando como exemplo a enumeração, trata-se de um raciocínio baseado na contagem. Afirma-se também que se trata de um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados articulados e suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal.

O texto acima conceitua o:

Resposta Selecionada:

b.

Método indutivo.

Pergunta 5

1 em 1 pontos

Correta

Esse conhecimento é fundamentado na sistematização da observação dos fenômenos da natureza, ou seja, no pensamento racional, e é transmitido por intermédio de treinamento apropriado e procedimentos científicos. Trata-se do(a):

Resposta Selecionada:

b.

Conhecimento teórico.

Pergunta 6

1 em 1 pontos

Correta

É definida como um conjunto de dados ou acontecimentos conhecidos através da experiência, por intermédio das faculdades sensitivas (e não por meio de qualquer necessidade lógica ou racional).

Essa afirmação refere-se ao conceito de:

Resposta Selecionada:

b.

Empiria.

Pergunta 7

1 em 1 pontos

Correta

Sobre certo tipo de leitura, podemos afirmar que significa fazer com reflexão, não admitindo ideias sem analisar ou ponderar, proposições sem discutir, nem raciocínio sem examinar. Consiste em emitir juízo de valor, percebendo no texto o bom e o verdadeiro, da mesma forma que o fraco, o medíocre ou o falso. Referimo-nos à leitura com:

Resposta Selecionada:

a.

Espírito crítico.

Pergunta 8

1 em 1 pontos

Correta

Por meio desta atividade, podemos distinguir o grau de conotação e denotação das mensagens, compreendendo, assim, a visão de mundo do autor. A partir deste ponto, podemos estabelecer novas estruturas e ideias com referência e base em antigos estudos, tendo como objetivo a reformulação dos pensamentos, e não apenas a sua repetição. Estamos falando da:

Resposta Selecionada:

b.

Leitura crítica.

Pergunta 9

1 em 1 pontos

Correta

Conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar um objetivo — os conhecimentos válidos e verdadeiros —, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

A asserção refere-se:

Resposta Selecionada:

a.

Ao método.

Pergunta 10

1 em 1 pontos

Correta

A chamada leitura informativa ou leitura de estudo está pautada em objetivos essenciais. Quais são eles?

Resposta Selecionada:

a.

Certificar-se do conteúdo do texto, constatando o que o autor afirma, bem como os dados que apresenta e as informações que oferece.

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »