TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Inclusiva

Exames: Educaçao Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

RESUMO

A educação inclusiva é um processo de inclusão e participação de todos os estudantes no âmbito escolar, de forma humanística e democrática, tendo como principal objetivo o crescimento, satisfação e inserção social de toda a população, independente de sua condição física.

Palavra-chave: Educação inclusiva, necessidades especiais, inclusão.

1 INTRODUÇÃO

Tendo como foco a educação escolar das pessoas com deficiência e objetivando a inclusão de pessoas com deficiência nas salas de aula em turmas regulares do ensino publico, é interessante conhecer o desenvolvimento das políticas de atendimento as pessoas portadoras de necessidades especiais, procurando inseri-las na área da educação básica, apontando questões e desafios na prática educacional dirigida para esses alunos.

Nos últimos anos, é nítida a ampliação do interesse em educar os alunos com deficiência, ou com necessidades educacionais especiais, nos registros legais e nos textos de poíiticas públicas no Brasil. A constituição de 1988 incorporou vários dispositivos referentes aos direitos da pessoa com deficiencia, no ambito da saúde, educação, trabalho e assistencia. Especificamente no campo educacional, preferencialmente junto á rede regular de ensino. Essas determinações estenderam-se para outros textos legais da União e para as legislações estaduais e municipais.

A lei n. 7.853, assinada pelo presidente da Republica em 1989, reafirmou a obrigatoriedade da oferta da educaçao especial em estabelecimentos públicos de ensino e definiu como crime o ato de “recusar, suspender, cancelarou fazer cessar, sem justa causa a inscrição de alunos em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiencia que porta” (lei n. 7.853, 1989), define-se que as escolas públicas ou privadas deverão oferecer programas de apoio para o aluno que está integrado no sistema regular de ensino, ou em escolas especializadas, exclusivamente quando a educação das escolas comuns não puder satisfazer as necessidades educativas ou sociais do aluno ou quando necessário ao bem estar do educando (decreto-lei n. 3298, 1999).

A mesma linha esta presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educaçao Nacional (LDB), de 1996: responsabilidade do poder público, matrícula preferencial na rede regular de ensino, apoios especializados necessários. Essa referência ao papel central da escola comum e reforçada pela adesão do governo brasileiro a Declaração de Salamanca (1994). A declaração, ainda que não dirigida exclusivamente as pessoas com deficiencia, tem nelas o seu foco principal.

2-DESENVOLVIMENTO

No Brasil, A Politica Nacional de Educaçao Especial, na pespectiva da educação inclusiva, assegura aceso ao ensino regular a alunos com deficiencia (mental, física, surdos e cegos), com transtornos globais do desenvolvimento e a alunos com altas habilidades/superdotaçao, desde a educaçao infantil ate a educaçao superior.

O ensino especial foi, na sua origem, um sistema separado de educação das crianças com deficiencia fora do ensino regular, baseado na crença de que as necessidades das crianças com deficiencia nao podem ser supridas nas escolasregulares. Na perspectiva da educação inclusiva, outras racionalidades estão surgindo sobre a aprendizagem. Fazendo uso da concepção Vygostskyana principalmente a ser conquistada, por meio da mediaçao do outro, seja este o professor ou os próprios colegas.

A educação inclusiva atenta a diversidade inerente a espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Sendo necessária uma Prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requerendo mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações familia-escola. Com força transformadora, a educação inclusiva aponta para uma sociedade inclusiva.

O ensino inclusivo nao deve ser confundido com educação especial embora o contemple. A diferença entre educação especial e educação inclusiva, esta justamente na inclusão de alunos con necessidades especiais, em sala de aulas normais. Na educação especial, consta de um projeto com sala de aula preparada para alunos especiais, e discentes com necessidades especiais.

Na educação inclusiva, é necessária uma prática pedagógica coletiva, abrangente, e ao mesmo tempo específica, onde o docente deverá receber os alunos com necessidades especiais, perceber suas limitações e integra-lo a turma, valorizando suas habilidades e facilitando sua dificuldade que poderá ser através de adaptação de material escolar, como: lápis apontador, pranchetasadaptadas, assim usando sua sensibilidade e criatividade, poderá realizar esta adaptação diminuindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com