TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Ludica

Trabalho Escolar: Educaçao Ludica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

AS PRINCIPAIS TEORIAS EDUCACIONAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

Recentemente, tem sido admitido cada vez mais que há um corte epistemológico entre o conhecimento com o qual o professor aprende na universidade e o que ele terá que ensinar no ensino.

A possibilidade de se aprofundar o conteúdo teórico na formação, relacionando-o interdisciplinarmente a conteúdos pedagógicos e aos resultados da prática escolar estabelecem ênfase às metodologias de ensino.

As concepções de ensino e aprendizagem passam a ser entendidas e explicadas também por meio das influências históricas e culturais, diminuindo assim a tendência de responsabilizar apenas o indivíduo pelo desempenho e comportamento no contexto escolar.

Dentre os conteúdos trabalhados, as teorias da aprendizagem ganham ênfase na disciplina Psicologia da Educação, que passa a focar os distintos modos de compreender o processo de ensino e aprendizagem.

Estas apresentam contribuições à compreensão do processo de ensino e aprendizagem referente à criança/jovem ou ao adulto, considerando o desenvolvimento, a faixa etária e os aspectos psicossociais e cognitivos. Portanto, referente aos conteúdos da disciplina Psicologia da Educação, as teorias da aprendizagem são dentre outros, um dos itens mais enfocados nos ementários dos cursos de licenciaturas.

O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atenda aos objetivos de aprendizagem. Nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando atender a diversidade de alunos com os recursos oferecidos. No entanto, não existe uma teoria universal que possa ser utilizada em todas as decisões, é necessário integrar, mesclar ou utilizar apenas uma dependendo dos resultados almejados.

A importância das teorias pedagógicas, avança de acordo com o desenvolvimento das teorias de aprendizagem, além de amparar o processo de desenvolvimento permitem criar situações e atividades que foquem a aprendizagem plena do aluno.

Denominam-se teorias da aprendizagem, em Psicologia da Educação, aos diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos, entre as quais, podemos citar:

a) Construtivismo: Tanto Vygotsky como Piaget partilham a visão construtivista, assente na ideia de que a única aprendizagem significativa é a que ocorre através da interação entre o sujeito, o objeto e outros sujeitos (colegas ou professores).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com