TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçaõ E Diversidade

Dissertações: Educaçaõ E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Educação para a Diversidade

A Educação, como mecanismo de transmissão e reprodução do conhecimento tem um papel fundamental na socialização de práticas e informação sobre as questões tratadas pelos temas da diversidade cujo eixo fundador baseia-se na garantia dos direitos fundamentais e na dignidade humana, condições essenciais para o enfrentamento das desigualdades. Assim, o Ministério da Educação tem orientado suas políticas públicas para perceber e incluir os grupos historicamente apartados buscando a promoção dos direitos humanos e o reconhecimento dos diversos saberes das diferentes populações. A proposta do curso de Educação para a Diversidade visa promover o debate sobre a educação como um direito fundamental, que precisa ser garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade sociocultural, étnico-racial, etária e geracional, de gênero e orientação afetivo-sexual.

Este curso se define na modalidade a distancia. Sendo um curso de extensão terá 160 horas, sendo 30% desta carga horária na modalidade presencial. É gratuito, e terá seleção para seu ingresso. Dentro do perfil do candidato, obriga-se que este deverá ter vinculo como professor na esfera publica.

Objetivo Geral

Promoção e compreensão da educação como direito fundamental e estratégia para a inclusão de saberes diversos e enfrentamento da discriminação e do preconceito.

Objetivos Específicos

Introduzir a abordagem da Educação na diversidade com o reconhecimento e valorização das diversas populações e temáticas a serem tratadas;

Apresentar conceitos sobre as diversas populações e temáticas da diversidade;

Abordar as alterações da LDB que determina a inclusão de diversos aspectos da história e da cultura negra e indígena brasileira, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil;

Desenvolver processos e metodologias de introdução desses conceitos na educação básica;

Oferecer seminários, palestras virtuais, materiais didáticos e tecnologias sobre os temas da diversidade;

Possibilitar a formação continuada por meio das redes de discussão dos diversos cursos de formação para a diversidade oferecidos no âmbito da Rede de Educação para a Diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com