TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação De Jovens E Adultos

Monografias: Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE GOIÂNIA – CENTRO – GO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Aevonice Marques Reis – RA - 401661

Cátia Cristina de Castro– RA: 394855

Jaqueline Alves Nunes da Silva – RA: 400070

Liane Gomes da Silva – RA: 403220

Sandra Mendes dos Santos Silva – RA: 394901

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS sob orientação do professor-tutor a distância Prof.ª: MA CLEUDIMARA SANCHES SARTORI SILVA

GOIÂNIA – GO

2014

 Introdução

A educação de Jovens e Adultos representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades.

Planejar esse processo é uma grande responsabilidade social e educacional, cabendo ao professor no seu papel de mediar o conhecimento, ter uma base sólida de formação.

Os debates acerca da Educação de Jovens e Adultos no universo acadêmico nos remetem a refletir sobre questões sociais de maior urgência no Brasil.

Este artigo discute a educação de jovens e adultos, especialmente no tocante aos principais aspectos históricos e legais desta modalidade de ensino no Brasil, elencando algumas implicações destes antecedentes para as políticas atuais da educação.

EJA no Brasil: marcos históricos e legais. A história brasileira evidencia que a educação nunca foi prioridade dos governos, um exemplo concreto dessa afirmação revelado nos dias atuais é o cenário de exclusão social e desigualdade educacional.

 PLANO DE AULA

Tema: Leitura e escrita

Área de conhecimento: Português

Justificativa:

Quando o professor se propõe a elaborar um plano de aula para alunos inscritos no curso EJA, é importante salientar a necessidade de se fazer um conteúdo que ofereça condições de aprendizagem a esses alunos. É necessário lembrar que por vários motivos os alunos estiveram fora da sala de aula por um longo período e que esse retorno nem sempre é fácil. Desta maneira, quando o educador leva em consideração o aprendizado que o aluno possui e o reconhece o necessário a seu aprendizado, isso facilita para que esse aluno compreenda a importância de adquirir novos conhecimentos.

Objetivos:

• Compreender a importância de ler e escrever corretamente.

Objetivos Específicos:

• Ler e interpretar corretamente,

• Destacar do texto as sílabas propostas.

Habilidades e competências:

Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de destacar no texto de Cora Coralina (Poema Das Pedras), encontrar e grifar as palavras que já se sabe ler, inclusive o termo pedra, que aparece muitas vezes. Pedir que eles expliquem como fizeram para encontrá-lo.

Conteúdo:

• Leitura de texto poético

• Sistema de escrita.

Recursos utilizados:

• Cartões, lápis e cópias da poesia Das Pedras, de Cora Coralina, Atividades xerocadas, giz, quadro, pincel folha de sulfite.

 REFLEXÕES FINAIS:

Além de promover o aprendizado do conteúdo nas disciplinas, o principal objetivo é contribuir para a formação geral

do aluno como cidadão, oferecendo um ensino que acrescente algo ao que eles já sabem. Visando promover condições para que possam conviver com outras pessoas e trabalhar em conjunto com elas.

O objetivo principal das aulas é que o aluno possa compreender as diferentes maneiras de se adquirir um conhecimento, que ele possa compreender que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com