TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação De Jovens E Adultos

Monografias: Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, a educação assumiu um papel de destaque nas discussões políticas do Brasil. Questionamentos e estudos sobre os modelos de ensino, o acesso e permanência dos alunos na escola, as características do sistema, entre outros, nortearam a agenda do setor público e ao mesmo tempo de pesquisadores.

Através das mudanças sociais no Brasil, a preocupação com o desenvolvimento da educação tona-se cada vez mais evidente, possibilitando o acesso e permanência dos sujeitos na escola, além de propiciar aqueles que se encontram a margem deste processo, condições de ingressarem no âmbito escolar, através de uma educação permanente e adequada para jovens, adultos e idosos.

Desta maneira, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve configurar-se como uma nova possibilidade para muitaspessoas, que por diversos motivos estiveram afastadas da escola ou não tiveram a oportunidade de freqüentá-la.

A EJA não deve se estruturar como uma adaptação do sistema educacional vigente no Ensino Fundamental e Médio, uma vez que, volta-se a uma camada socialmente desfavorecida, nos âmbitos econômicos, político e social. Estes sujeitos, por muitas vezes, encontram-se a margem do processo educacional, pois em sua realidade foram submetidos ao mercado de trabalho ou não encontraram condições para se manter na escola. Em outros contextos, também se destaca a ausência de espaços escolares adequados, para suprir a demanda. Pode-se também citar a própria falta de interesse de alguns alunos que resultou na evasão escolar. A partir do momento que se objetiva a melhoria nas condições pessoais, sociais, financeiras e relacionadas à ascensão no trabalho, ocorre novamente a busca pela escolarização.

Neste contexto, a identidade da EJA tem uma estreita relação com as Políticas Públicas, pois esta modalidade de ensino apresenta-se como possibilidade de inclusão social, vindo ao encontro da responsabilidade pública para com os cidadãos. Neste ponto, pode-se destacar o Artigo 206 da Constituição Federal de 1988, que prescreve “a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, como também a própria Declaração de Jomtien que afirma a necessidade e o direito da educação para todos.

AIMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIEDADE ATUAL

A educação de jovens e adultos (EJA) é vista como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola.

Por conseguinte, se faz necessário hoje a capacitação continuada em todas as fases da vida, e não somente durante a infância e a juventude.

O processo de educação no indivíduo tem três dimensões sendo estes: a individual, a profissional e a social. A primeira considera a pessoa como um ser incompleto, que tem a capacidade de buscar seu potencial pleno e se desenvolver, aprendendo sobre si mesmo e sobre o mundo. Na profissional, está incluída a necessidade de todas as pessoas se atualizarem em sua profissão, todos precisam se atualizar. No social (sendo este, a capacidade de viver em grupo), um cidadão, para ser ativo e participativo, necessita ter acesso a informações e saber avaliar criticamente o que acontece.

Desta forma, não basta somente capacitação dos alunos para futuras habilitações nas especializações tradicionais. Trata-se de ter em vista a formação destes para o desenvolvimento amplo do ser humano, tanto para o mercado de trabalho, mas também para o viver em sociedade.

CARACTERÍSTICAS DO EDUCANDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Características relacionadas à linguagem;

Alunos com mais idade

O aluno que não teve oportunidade deestudar;

Está inserido no mercado de trabalho,

Buscam formação rápida, pois necessitam para seu crescimento no mercado de trabalho

É responsável, pois tem família a qual deve sustentar.

Possui limitações, mas busca solucioná-las, pois tem muita força de vontade.

Tem consciência da necessidade de aprender

Valoriza suas conquistas estabelecendo associações por decisão própria e perseverança.

Alunos mais jovens:

O aluno que não permaneceu no ensino regular por falta de disciplina.

Multi-repetentes no ensino diurno, vão para a EJA para escapar dos constrangimentos.

Não tem responsabilidades

Muitos prejudicam o processo de aprendizagem

Vêem a escola como um espaço de socialização

Características relacionadas à linguagem;

Simplicidade,

Reprodução da fala do cotidiano

Utilizam a bagagem de conhecimento de sua vida

Varia de acordo com o tipo de ocupação ou atividade profissional

Características relacionadas ao pensamento.

Pragmático

Diferentes níveis de letramento.

Pouca criatividade

Varia de acordo com os conhecimentos empíricos adquiridos.

Dificuldades principais dos alunos jovens e adultos em sala de aula

Medo de não se alfabetizar

Cansaço

Bloqueio na assimilação dos conteúdos e da realidade

Vergonha

Horários de trabalho (horas extras, plantões)

Ausência nas aulas

Preocupações familiares

Dificuldades dos alunos jovens e adultos no cotidiano de sua vida

Compreensão dofuncionamento cognitivo em função do pertencimento dos alunos jovens e adultos a diferentes grupos culturais.

Elementos fundamentais para o trabalho bem-sucedido na EJA.

Efeitos dos programas educativos sobre as condições de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com