TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Trabalho Universitário: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  308 Visualizações

PLURARIDADE CULTUAL PRESENTE EM NOSSA SOCIEDADE

A diversidade é um tema que envolve profissionais, pesquisadores e militantes nos debates que se realizam no campo dos direitos humanos. Ela está presente nas diferentes culturas, raças etnias, gerações, formas de vida, escolhas, valores, enfim, nas particularidades do conjunto de expressões desenvolvida pela humanidade. É característica do ser humano a afirmação de suas peculiaridades naturais e sócio-culturais.

Tratar da diversidade cultural é reconhecer e valorizar a superação da discriminação e atuar sobre os mecanismos de exclusão, uma tarefa difícil, para caminhar em direção a uma sociedade plenamente democrática. O Brasil quer passar a imagem de um país homogêneo sem diferenças, mas a historia registra a dificuldade de lhe dar com isso.

Nas escolas há manifestações de racismo, trazendo com isso um constrangimento e sofrimento a essas pessoas discriminadas. Superar o preconceito e combater atitudes discriminatórias são valores de reconhecimento mutuo o que é tarefa da sociedade como um todo. A escola tem papel crucial para desempenhar esse processo.

A singularidade entre culturas é fruto do processo de cada grupo social. Desigualdade social e discriminação são fatores que contribuem para exclusão social.

“O Brasil não é uma sociedade regida por direitos, mas por privilégios”, mas mesmo assim, o Brasil representa no cenário mundial uma esperança de superação de fronteiras e construção da relação de confiança na humanidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com