TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Dissertações: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Na Educação, as diferenças culturais no Brasil, possuem uma base muito forte de desvalorização Cultural, Indígena e Africana. Atualmente ainda, é preciso enfrentar uma exclusão em relação a sua identidade na Sociedade Brasileira. Marcada por uma história dolorosa e trágica para os povos Indígenas e Africanos, em lutas sobre questões étnicas.

Ainda somos poucos vivenciados com a Pluralidade Cultural, pois a mesma foi apresentada a Sociedade Brasileira pelo o Ministério da Educação (MEC) em 1997, tendo em vista que, esta sendo realizado a inclusão do Multiculturalismo no nosso Ensino, juntamente na formação de Professores, para sua capacitação multicultural na Educação Básica.

Na atual Sociedade temos diferentes formas de cultura. A primeira conhecida como Descritiva, que se refere ao contexto histórico de cada lugar. A segunda denomina-se Propositiva, no entanto a mesma atua com dados baseados na realidade, transformando e intervindo no projeto Político-Cultural, colocando em prática aquilo que esta somente no papel. Dentro deste conceito destaca-se três abordagens que são utilizadas como base na Estratégicas Pedagógicas:

O Multiculturalismo Assimilacionista, é formado por uma Sociedade Desigual, onde prevalecem Negros, Indígenas e Imigrantes, que não possuem acesso a serviços básicos como (saúde, Educação, etc), tendo como base o Multiculturalismo Descritivo. Na Política, entende-se que, todos somos iguais, com os mesmos direitos em uma mesma Cultura Hegemônica.

Multiculturalismo Diferencialista, é o reconhecimento das diferenças culturais, sendo que, a estrutura refere-se a liberdade de expressão (dando a falsa sensação de liberdade), ditando regras obscuras da realidade imposta, a obedecer rigorosamente a Legislação Separatista.

Multiculturalismo Aberto e Interativo, podemos entender que, se trata do incentivo da Inter-Relação, defendida por uma Sociedade Democrática, que busca Políticas de Igualdade e Identidade. Incentivando os povos a buscarem um processo dinâmico de interação para com a Sociedade, sem diferenças socioculturais .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com