TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física

Seminário: Educação Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Seminário  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Em um primeiro momento o conteúdo predominante das aulas de Educação Física escolar foi a ginástica (Método Frances) e depois, passou a ser o esporte. De acordo com Soares (1996) de qualquer maneira, quer por meio da ginástica ou do ou do esporte, a Educação Física mantinha sua especificidade no interior da escola, ou seja, havia um conteúdo definido a ser desenvolvido com os alunos e os professores sabiam o que tinham que fazer, visando somente à questão biológica, o desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras.

Com algumas criticas que surgiram principalmente na década de 1980, ao modelo esportivo estabelecido, fizeram com que a Educação Física perdesse a sua especificidade com isso os professores não encontravam um caminho a ser seguido.

A abordagem pedagógica na área da educação Física escolar brasileira são resultantes da articulação de diferentes teorias psicológicas,sociológicas e concepção filosófica, procurando romper com o modelo esportivista que por muito tempo perdura na área, buscando uma Educação Física que articula as múltiplas dimensões do ser humano.

As tendências mais conhecidas são: Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico-emancipatória, Sistêmica, Saúde-Renovada, Cultural, baseada nos Jogos Cooperativos e os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Para atuação como professor de Educação Física é necessário estudar os aspectos filosóficos, psicológicos, cinesiológicos, biomecânicos, fisiológicos, bioquímicos, genéticos, antropológicos e neuromotores das atividades físicas como também suas dimensões psicomotoras.

Deve ser capaz de orientar jogos e atividades lúdicas corretamnte, cuidando da postura correta dos alunos, do respeito às normas do jogo ou atividade, de assegurar o interesse de todos e do aproveitamento físico por parte dos alunos.

Deve-se trabalhar as aptidões físicas relacionadas à saúde, o desenvolvimento de qualidades físicas, a condição aeróbia, a resistência muscular localizada, a força, a flexibilidade e o controle da composição corporal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com