TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação l´´ludica

Casos: Educação l´´ludica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Em 1981, foi criada a primeira Brinquedoteca brasileira na escola Indianópolis de São Paulo. Em 1984 foi criada a Associação Brasileira de Brinquedotecas, responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil. Kishimoto (1997, p. 30) relaciona os jogos e brinquedos à educação infantil, contribuindo de maneira especial para a concepção das brinquedotecas e levando à valorização das brinquedotecas em escolas infantis.

A brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, colocando em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas. O mundo dos brinquedos é a primeira idéia que surge para quem entra na brinquedoteca. Nas brinquedotecas existem brinquedos variados, novos, usados, brinquedos de madeira, plástico, metal e pano.

Cunha (2001, p. 15 e 16) afirma que,

[...] a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, [...] aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas. 1.2. A Brinquedoteca e seus cantinhos

A brinquedoteca é subdividida por espaços denominados de “cantinhos” (cantinho da casinha, cantinho das atividades, cantinhos dos livros, cantinho dos carrinhos, cantinho da beleza, cantinho dos ursos e cantinho do escritório). É importante ressaltar que estes cantinhos não são fixos, mas podem se transformar em outros espaços de interação para a criança. Cada espaço ou brinquedo existente na Brinquedoteca deve convidar a criança a participar da brincadeira, a inventar ou reinventar um personagem de modo que sua imaginação seja estimulada a criar, ou seja, a ser criança.

Segundo o autor Vaz (2006, p. 2) existem duas formas de organizar o espaço para permitir o acesso das crianças aos brinquedos: através de empréstimos, para brincar em casa, ou então, a oferta de instalações para brincadeiras.

Cantinho da Literatura: com um diversificado acervo literário as crianças têm a possibilidade de interagir com as histórias, representando, imaginando, criando e recriando personagens, mesmo sem saber ler, pois as imagens também são capazes de aguçar a imaginação das crianças.

Cantinho dos fantoches: outra maneira de inventar histórias utilizando personagens que são capazes de refletir um pouco o momento pelo qual a criança esteja passando, exemplo, pela entonação da voz ou pela história ou fantoche escolhido pode-se perceber se a criança está agitada, feliz ou triste. Além disso, as crianças também têm a oportunidade de confeccionarem seus próprios objetos com materiais recicláveis, com a ajuda do educador.

Cantinho do faz-de-conta: espaço que deve ser repleto de fantasias e acessórios dos mais variados estilos, cores e texturas, para que as crianças, ao entrarem nele, criem seus personagens e participem das histórias.

Casinha: é um símbolo familiar, que permite à criança, através do lúdico, representar momentos familiares que ela vive, desenvolvendo, desse modo, a afetividade.

Cantinho dos brinquedos pedagógicos: os brinquedos devem ser separados por faixa etária. Favorecem a memória, concentração, atenção e quando as crianças brincam em conjunto possibilitam que elas aprendam a dividir e socializar o espaço onde estão inseridas.

Cantinho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com