TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escandalo Impressionista

Artigos Científicos: Escandalo Impressionista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a aula de Arte, no dia 20 de Maio de 2014, fomos até a sala de vídeo para assistirmos ao documentário sobre “O Escândalo Impressionista”. O documentário estava em Francês, porém sua legenda estava de acordo com o nosso idioma, ou seja, o Português.

O vídeo possuía 52 minutos e 25 segundos. Mesmo não tendo tempo suficiente na aula para terminarmos de assisti-lo, foi possível ter uma breve noção do que foi o escândalo impressionista naquele tempo, e após chegar em casa, pude conclui-lo.

A maior parte da sala permanecia em silêncio durante aquela aula.

Após o termino do documentário, foi possível perceber que o impressionismo teve muita dificuldade em ingressar no meio das artes, por isso o titulo, escândalo impressionista.

O impressionismo foi uma tendência da arte, que dominou o fim do século passado. Investido de um realismo mais objetivo, foi uma reação ao romantismo da época. De certa forma, preparou o caminho para futuras manifestações artísticas. Relevou nomes importantes como Manet, Pissarro, Van Gogh, Renoir e Monet.

O nome “impressionismo” vem de Claude Monet. Houve muita discussão sobre a origem dessa palavra famosa. Na verdade, pouca gente sabe de onde veio o nome, mesmo entre os críticos.

Desde 1860, os trabalhos de Manet e seus amigos causaram tanta controvérsia que suas obras foram rejeitadas em bloco pelo júri do Salão em 1863, após esse acontecido, o imperador permitiu que eles exibissem seus trabalhos em grupo no salão dos rejeitados. O público se aglomerou la para rir dos artistas.

Os artistas e críticos de arte conservadores foram tomados de enorme desconforto diante das telas dos impressionistas porque sua arte impactava duramente o refinamento cultural reverenciado desde a Renascença. Consideram que a proposta quebrava irracionalmente as regras, valorizando o retrocesso da técnica e privilegiando excessivamente a luz em detrimento da composição.

Pau Cézanne expôs em 1874, na 1ª Mostra Impressionista, mas não pode ser considerado um típico adepto deste movimento. Suas obras primas são as naturezas- mortas. Ele procurou fazer do Impressionismo, porém, algo sólido e duradouro, ao agregar em torno em torno de si um importante grupo de artistas, os quais se tornariam famosos impressionistas. É também um dos precursores do Cubismo.

Considerado por muitos o maior entre os pintores impressionistas, Pierre August Renoir causou muita controvérsia em sua época com o brilhante Bala u moulinn de la Galette. Famoso pelo uso de tons vermelho, cor de laranja e dourado para retratar seus nus ao sol, Renoir continuou a pintar mesmo quando a artrite que o acometia praticamente o impedia de usar as mãos.

Monet não foi o inventor do impressionismo, mas ele possuiu uma forte influencia no desenvolvimento dessa arte. Ele enfrentou todas as críticas dedicadas a inovadores como ele, e com isso abriu uma brecha na opinião publica.

Monet morreu aos seus 51 anos, após virar um ícone no meio dos artistas e depois de tanto lutar para ter a sua arte reconhecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com