TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritório de Gestão de Recursos Humanos

Resenha: Escritório de Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Resenha  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

1- Revisão Conceitual (referente aos conceitos de Administração de Recursos Humanos, ao processo de Provisão de Pessoas e de Processos Organizacionais (chaves e de apoio)

O ser humano é social e interativo, não vive isolado, mas sim em constante convívio com os seus. Devido a suas limitações individuais as pessoas formam organizações para alcançar objetivos que sozinhos não conseguiriam alcançar.

Para que se tenha êxito em seus objetivos organizacionais e realize sua missão, uma empresa conta com eficiência e dedicação de seus funcionários, que por sua vez contam com que a empresa corresponda suas expectativas na busca de realizar os seus objetivos individuais. Estes funcionários passaram a ser o diferencial competitivo da empresa. As pessoas são agora consideradas como parceiros da organização que ajudam a administrar recursos organizacionais e tomam decisões a respeito de suas atividades, cumprem metas e alcançam resultados previamente negociados.

Esta é uma relação delicada e complexa que vai exigir que organização adote uma estratégia para assegurar o cumprimento adequado do seu objetivo, mantendo seu funcionário motivado e conseqüentemente produtivo.

A ARH é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais. Iniciada por volta do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial, com a denominação inicial de Relações Industriais, que era uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas com o objetivo de reduzir os conflitos entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas. Logo o conceito de Relações Industriais foi ampliado e passou a ser tratado por Administração de Pessoal tendo em vista que seu objetivo não era apenas a de intermediar conflitos, mas também administrar as pessoas de acordo com a legislação trabalhista vigente.

A Administração de Recursos humanos (ARH), de acordo com Idalberto Chiavenato, são praticas para conduzir características da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos que inclui: recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

Pensava-se que o capital fosse aquilo que segurava o desenvolvimento da industria, quando na verdade era a ineficiência de uma empresa em recrutar força de trabalho que se tornava principal obstáculo na produção. (Chiavenato, 1999)

Ainda conforme Chiavenato é preciso escolher se tratamos pessoas como recursos ou como parceiros da Organização. Empregados tratados como recursos produtivos (Recursos Humanos) são considerados sujeitos passivos e precisam ser administrados para extrair o máximo de rendimento possível deles. Pessoas como parceiros das organizações trazem conhecimentos, habilidades, inteligência, são o capital intelectual das organizações. Conforme podemos ver na imagem a seguir:

Fonte: Idalberto Chiavenato, Gestão de Pessoas, Elsevier 1999, p.07

Em Gestão de pessoas há seis processos considerados básicos para Chiavenato:

Fonte: Idalberto Chiavenato, Gestão de Pessoas, Elsevier 1999, p.12

No processo de agregar pessoas, as empresas já têm as características humanas que elas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com