TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio

Resenha: Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Resenha  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

Discrição da experiência vivenciada durante estágio em Educação Infantil.

O estagio de observação foi realizado na escola Municipal Idalina Avelina e Castro, Rua Manoel vieira s/n, bairro do Ouro CEP: 47650-000 Correntina-BA, estabelecimento de caráter publico.

A professora é formada em normal superior, Atua na função de professora entre dez e quinze anos. E diz que para ser professor é preciso ter amor por crianças, compromisso, respeito as fase da criança, paciência e criatividade; muitos alunos vivem com os pais ou tem pais separados ou vivem com tios ou com avós. Em sua maioria de classe média baixa. Durante a observação constatou-se que há um planejamento de aula por parte da professora; existe domínio de conteúdos que são definidos toda semana, segue uma sequencia do seu planejamento e das propostas no livro didático que não são os únicos recursos utilizados na sala de aula, utiliza-se de fantoches, bonecos, matéria palpável, brinquedos, técnicas como contação de histórias, atividades lúdicas, etc.; usa uma linguagem fácil e demonstra segurança na fala mantendo controle e disciplina; sabe lidar com situações inusitadas usa a psicopedagogia como a base para sua atuação, conseguindo aliar teoria e prática. A atuação pedagógica da professora acontece de forma clara e objetiva, pois a mesma coloca a sua liderança, as técnicas, a sua linguagem, de forma clara a fazer com que o aluno mesmo pequeno entenda que estão ali para aprender, controla os alunos de forma segura sem agressão e com uma disciplina branda mais o suficiente para que os mesmo possam compreender de forma clara, avalia os estudantes de maneira coesa, atribuindo algumas palavras como lindo, bonito, ou quando aluno não faz a tarefa com um ponto de interrogação advertindo-o de forma verbal a criança e manda aos pais um bilhetinho. Com relação ao relacionamento aluno-professor professor-aluno, percebe-se uma grande troca de afeto, carinho e respeito além do prazer de ensinar. Sobre as características pessoais do professor, demonstra amor, paciência, respeito às fases da criança, criatividade e muita vontade de querer alfabetizar.

O estagio supervisionado na escola é uma questão decisiva para a formação do profissional da educação, já que estabelece a relação entre teoria e pratica, possibilitando que o educador ao entrar na sala de aula tenha uma posição critica diante as dificuldades existentes no contexto escolar.

Essa etapa do Estágio Supervisionado é de suma importância para a formação profissional.

Esse estágio de observação supervisionado me expos a conhecer a realidade educacional e comparar o que aprendi na teoria com a pratica pois existe muita diferença entre o ver e o fazer este permitiu a compreensão da importância da interação entre professor-aluno, num processo de ensino aprendizagem sendo determinante na construção de conhecimento, sendo que aos acadêmicos desempenham um papel ativo observando e refletindo sobre os processos educativos.

Observei que aprendemos mais com as crianças pequenas do que podemos ensinar. Na educação infantil a criança aprende ouvindo, imitando, participando de brincadeiras e jogos que integram músicas, identificando figuras geométricas, reconhecendo escritas numéricas. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, a faixa etária é de zero a seis anos e é oferecida em creches e pré-escolas. É importante que essa etapa seja tranqüila e proveitosa para a criança, que ela consiga desenvolver-se sem problemas, que o convívio com os amiguinhos e educadores seja harmonioso, pois é uma fase de desenvolvimento muito significativa para a vida adulta.

Discrição da experiência vivenciada durante estágio em Ensino Fundamental

Realizei o estagio de observação de Ensino Fundamental em uma turma de 4º Ano do Ensino Fundamental I na Escola Idalina Avelina de Castro, Rua Manoel vieira s/n, bairro do Ouro CEP: 47650-000 Correntina-BA.

A professora Maria Aparecida Oliveira não concluiu a graduação devido alguns problemas, trancou a faculdade no 5º período de pedagogia, tem mais de 20 anos de experiência na área, possui um bom relacionamento com os alunos e me acolheu muito bem.Seus conteúdos são organizados e seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula são diversificados, costuma usar os jogos paradidáticos, quando possível, para que seus alunos também possam aprender brincando, mesmo numa turma de 4º ANO lotada ela tenta realizar um acompanhamento individual, senta com os alunos e os auxiliam com paciência, estimula-os a pensar e tem muito carinho por todos.

Freud, em seu texto “Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar” (1914), aborda a importância a relação professor-aluno, questionando se o que exerce maior influência para o aluno se é o conteúdo estudado ou a personalidade do professor: “(...) não é fácil identificar q que teve maior influência na caminhada escolar dos alunos, mas, certamente constata-se que a personalidade dos professores atua de modo significativo na construção do conhecimento humano”.

Durante o período do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com