TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisado II

Artigos Científicos: Estagio Supervisado II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS VALE DO ACARAÚ - IVA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

PRICILA DAYANE VIDAL DE CASTRO

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA ESCOLA

ITAPIPOCA

2015

PRICILA DAYANE VIDAL DE CASTRO

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA ESCOLA

Relatório apresentado à Disciplina de Estágio Supervisionado II do Curso de Licenciatura Específica em Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Biologia.

Orientação: Profª. Cinthia Nara Gadelha Teixeira

ITAPIPOCA

2015

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO...................................................................................... 0

2 ASPECTOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA ESCOLA................................ 0

3 EQUIPE DE PROFESSORES.................................................................... 0

4 GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA..................................................... 0

5 CONDUÇÃO E GESTÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA.............................................................................................................

1

6 RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM SALA DE AULA................................ 1

7 CONCLUSÕES........................................................................................... 1

APÊNDICES

Apêndice A – Fotografias da Escola

1 APRESENTAÇÃO

Os estágios supervisionados, em muitos casos, são as primeiras experiências dos estudantes com a realidade das salas de aula, deparando-se com a realidade das escolas, nesse caso o estágio supervisionado II já vem de uma experiência com o ensino fundamental o qual dar mais segurança em desenvolver o conteúdo.

O estágio supervisionado II foi desenvolvido em Betânia-Cruxati-Itapipoca no Colégio Alonso Pinto de Castro anexo do Colégio estadual Joaquim Magalhães. Observei todo o colégio e as regências do professor de Biologia Jaquecivone, no qual este é o diretor do colégio anexo. Diante observação do comportamento dos alunos e as metodologias utilizadas pelo professor titular, elaborei meus planos de aula.

Percebe-se que a finalidade do estágio é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos teóricos na prática, buscando auxiliar na prática pedagógica vivências na área de formação, de acordo com a legislação e a grade curricular.

Este estágio foi uma oportunidade de entrar em contato com o mercado de trabalho, de forma a complementar e aperfeiçoar as competências sócio-profissionais através de uma ligação entre o sistema educativo e o contato com o mundo laboral. Refiro, também, que o relatório de estágio destina-se não só a descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, mas também a apresentar um enquadramento do trabalho realizado com todo o conhecimento adquirido durante a licenciatura e o estágio I.

O Estagio Supervisionado deverá integrar “teoria e praticas”, componentes indissociáveis da “práxis” que tem um lado material, propriamente prático, com a particularidade do que só artificialmente, por um processo de abstração, podemos isolar. Destaca-se que o trabalho pedagógico do professor deve envolver de forma integrada o “conteúdo” e “modo de transmissão”, sempre direcionando esses dois itens do “fazer pedagógico” para o “aluno” manifestando a unidade entre os conteúdos teóricos e instrumentais do currículo escolar. Isto é o que leva o educador a desenvolver uma formação transformadora. O presente Estágio Supervisionado de Biologia possibilitou a vivência da realidade escolar, permitindo o cumprimento de atividades diversas, como por exemplo: planejamento, com distribuição de conteúdos de acordo com o tempo, a gestão do tempo e do espaço de ensino até a regência, inclusive a avaliação. Portanto, houve a preparação completa que possibilita ao aluno de Biologia atuar como futuro professor, buscando sempre novos caminhos para a aprendizagem significativa. O produto final do Estágio foi esse Relatório de Estagio Supervisionado de Biologia, que foi realizado na “Escola Joaquim Magalhães” anexo em Betânia, município de Itapipoca, Estado do Ceará. Nessa Unidade de Ensino, o aluno-estagiário cumpriu suas atividades, sempre acompanhado pela supervisão do Professor-Orientador, na turma (nome da turma numero e ano) do 2º segmento do 3º ciclo. Os objetivos propostos foram atingidos tendo em vista que todas as condições foram disponibilizadas e todas as atividades propostas foram satisfatoriamente desenvolvidas. Alguns problemas levantando durante a realização das atividades foram observados e foram sanados a partir de uma intervenção direta do aluno-estagiário por meio da proposição de metodologias diferencias no cumprimento das atividades e tarefas.

2 ASPECTOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA ESCOLA

A E. E. B Alonso Pinto de Castro esta situada no distrito Cruxati-Betânia que é Anexada a E. E. M Joaquim Magalhães que se localiza na Rua Pergentina Araújo S/N em Itapipoca-Centro. Que por sua vez tem uma área estrutural de 1638,40m² divididos em Vinte e duas salas, um amplo auditório com capacidade para 250 pessoas sentadas, uma sala de TV escola, Três Laboratórios de informática, um Laboratório de Ciências, uma sala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com