TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Tempos Sinteticos

Casos: Estudo De Tempos Sinteticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 7

Tipos de lubrificantes

- lubrificantes oleosos, líquidos e fluidos lubro-refrigerantes (emulsões)

- lubrificantes gravosos

- lubrificante pastoso

- lubrificante seco (pó ou verniz) etc.

Para a lubrificação de qualquer elemento de maquina precisamos em primeiro lugar definir quais tipos de lubrificantes vamos aplicar. Por exemplo um parafuso pode ser lubrificado com diversos produtos como por exemplo com óleo, graxa, pasta de montagem com lubrificantes sólidos ou com lubrificante seco ( verniz ).Para facilitar a escolha mais adequada precisamos sempre saber em primeiro lugar, qual vai ser o ambiente aonde este parafuso vai ser montado. Por exemplo, se este parafuso é usado numa montagem de caldeira aonde temos altas temperaturas, um óleo mineral ou sintético jamais vai trazer resultados esperados devido as altas temperaturas do ambiente. Futuramente, na hora da desmontagem, na maioria dos casos, praticamente vai ser impossível de soltar o parafuso sem quebra-lo. Neste caso o tipo de lubrificante mais adequado seria uma pasta de montagem Com lubrificantes sólidos ou um verniz lubrificante. O óleo da pasta evapora com .As temperaturas elevadas e o lubrificante seco garante um filme de separação dos Flancos de roscas evitando assim a soldagem.

Métodos e aplicação dos lubrificantes

−Por gravidade

−Por capilaridade

−Por salpico

−Por imersão

−Por sistema forçado

−A graxa.

Métodos de lubrificação por Gravidade

•Lubrificação Manual

A lubrificação manual é feita por meio de almotolias e não é muito eficiente, pois, não produz uma camada homogênea de lubrificante.

• Copo com agulha ou vareta - Esse dispositivo possui uma agulha que passa por um orifício e cuja ponta repousa sobre o eixo. Quando o eixo gira, imprime um movimento alternativo à agulha, liberando o fluxo de lubrificante, que continua fluindo enquanto dura o movimento do eixo.

•Copo conta gotas - Esse é o tipo de copo mais comumente usado na lubrificação industrial, sua vantagem esta na possibilidade de regular a quantidade de óleo aplicado sobre o mancal. Métodos de lubrificação por Capilaridade

•Copo com mecha - Nesse dispositivo, o lubrificante flui através de um pavio que fica encharcado de óleo. A vazão depende da viscosidade do óleo, da temperatura e do tamanho e traçado do pavio.

•Lubrificação por estopa ou almofada - Por esse método, coloca-se uma quantidade de estopa (ou uma almofada feita de tecido absorvente) embebida em óleo em contato com a parte inferior do eixo. Por ação capilar, o óleo de embebi mento escoa pela estopa (ou pela almofada) em direção ao mancal.

Métodos de lubrificação por Salpico

Na lubrificação por salpico, o lubrificante contido num depósito (ou cárter) é borrifado por meio de uma ou mais peças .Esse tipo de lubrificação é muito comum, especialmente em certos tipos de motores

•Lubrificação por anel ou por corrente - Nesse método de lubrificação, o lubrificante fica em um reservatório abaixo do mancal. Um anel, cuja parte inferior permanece mergulhada no óleo, passa em torno do eixo. Quando o eixo se movimenta, o anel acompanha esse movimento e o lubrificante é levado ao eixo e ao ponto de contato entre ambos. Se uma maior quantidade de lubrificante é necessária, utiliza-se uma corrente em lugar do anel. O mesmo acontecerá se o óleo utilizado for mais viscoso.

•Lubrificação por colar - O método é semelhante a lubrificação por anel, porém, o anel é substituído por um colar fixo ao eixo. O óleo transportado pelo colar vai até o mancal por meio de ranhuras. Emprega-se esse método em eixos de maior velocidade ou quando se quer óleo mais viscoso.

Métodos de lubrificação por Imersão

• Lubrificação por banho de óleo - Nesse método, as peças a serem lubrificadas mergulham total ou parcialmente num recipiente de óleo. O excesso de lubrificante é distribuído por meio de ranhuras a outras peças. O nível do óleo deve ser constantemente controlado porque, além de lubrificar, ele tem a função de resfriar a peça. Esse tipo de lubrificação é empregado em mancais de rolamentos de eixos horizontais e em caixas de engrenagens.

Métodos de lubrificação por Sistema Forçado

• Lubrificação por perda - É um sistema que utiliza uma bomba que retira óleo de um reservatório e força-o por entre as superfícies metálicas a serem lubrificadas. Esse método é empregado na lubrificação de cilindros de compressores e de mancais.

• Lubrificação por circulação - Neste sistema o óleo é bombeado de um depósito para as partes a serem lubrificadas. Após a passagem pelas peças, o óleo volta para o reservatório.

Métodos de lubrificação a Graxa

•Lubrificação manual com pincel ou espátula - É um método através do qual se aplica uma película de graxa sobre a peça a ser lubrificada.

•Lubrificação manual com pistola - Nesse método a graxa é introduzida por intermédio do pino graxeiro de uma bomba manual.

•Copo Stauffer - Nesse método os copos são cheios com graxa e, ao segurar à tampa, a graxa é impelida pelo orifício, localizada na parte inferior do copo . Ao se encher o copo, deve-se evitar a formação de bolhas de ar. O copo deverá ser recarregado de graxa quando a tampa rosqueada atingir o fim do curso da rosca.

•Lubrificação por enchimento - Esse método de lubrificação é usado em mancais de rolamento. A graxa é aplicada manualmente até a metade da capacidade do depósito.

Os métodos e a influência da lubrificação na manutenção industrial

A lubrificação é uma atividade extremamente importante dentro da área de mecânica industrial, bem como nas tarefas de manutenção de uma máquina, um equipamento pesado ou um componente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com