TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo das cônicas

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo

Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Curso de Química Industrial ou Licenciatura

Disciplina: Química Geral Experimental A

“Separação de Misturas”

Alunos:

Débora Pretto

Bruna Hasper

Professora: Janice Zulma Francesquett

Santo Ângelo, 29 de Abril de 2014.


1 – OBJETIVO

        Este relatório tem por objetivo apresentar as técnicas de separação de misturas utilizando a filtração, que se dividem em dois tipos: Filtração Simples e Filtração a Vácuo, com a mistura de KI + Pb(NO3)2.

2 – INTRODUÇÃO

        A Filtração é um método de separação muito utilizado pelos químicos e pela população, pois a maioria dos materiais que nos cercam e que utilizamos são misturas, tendo como objetivo separar um sólido de um líquido. A mistura atravessa um filtro poroso (papel de filtro), onde o material sólido fica retido, podendo ser efetuado á pressão normal ou a pressão reduzida com o objetivo de acelerar o processo. Há a filtração comum (simples) onde a fase sólida é separada com o auxílio de papéis de filtro apoiado sobre um funil que o sustenta permitindo o escoamento do líquido, sendo realizada apenas pela força da gravidade. O processo da filtração a vácuo é mais acelerado, pois a trompa de vácuo “suga” o ar existente na parte interior do Kitassato, permitindo um mais rápido escoamento do líquido. Nesse procedimento é utilizado um funil diferente, chamado funil de Buchner, que é conectado ao Kitassato, sobre o qual se aplica a pressão reduzida, com isso o líquido da mistura escoa mais rapidamente pelo funil, promovendo uma filtração mais acelerada e mais eficiente.

3 – PARTE EXPERIMENTAL

3.1 –         Materiais:

- Funil de vidro

- Béquer de 250 mL (2)

- Papel filtro (2)

- Haste universal e argola

- Bastões de vidro (2)

- Funil de Buchner

- Kitassato e Bomba de vácuo

3.2 –         Reagentes:

- KI (Iodeto de potássio) – solução: 0,3%

- Pb(NO3)2 (Nitrato de chumbo) – solução: 0,3%

3.3 –        Procedimentos Experimentais:

  1. Dobrou-se o papel filtro em quatro partes formando um cone.

  1. Preparou-se 100 ml de solução 0,3% de KI, utilizando o seguinte procedimento:

Pesou-se 0,3g de KI, transferiu-se para um béquer apropriado e dissolveu-se em cerca de 80 ml de água destilada, agitando com um bastão de vidro até a completa dissolução do sólido. Em seguida foi completado o volume com água destilada até 100 ml e agitou-se.

  1. Repetiu-se o mesmo procedimento na preparação de 100 ml de uma solução 0,3% de Pb(NO3)2. 

  1. Misturaram-se, em um béquer, as duas soluções preparadas agitando-as, logo após foi dividida a mistura obtida em duas quantidades aproximadamente iguais usando os mesmos béqueres.
  1. A reação que ocorreu foi a seguinte: 2KI(aq) + Pb(NO3)2(aq)       PbI2(s) + 2KNO3(aq)
  1. Com uma parte foi feita a filtração comum com funil de vidro e papel filtro, e com a outra parte foi procedida à filtração a vácuo.

4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES

        No início da experiência preparamos o papel filtro para dar início à filtração simples, logo após foi pesada uma determinada quantidade de Iodeto de Potássio e Nitrato de Chumbo em seus respectivos béqueres como segue na Tabela 1 abaixo:

Substância

Valor a ser Pesado

Valor Pesado

Iodeto de Potássio

0,3g

0,3067g

Nitrato de Chumbo

0,3g

0,3412g

Tabela 1: Resultados da medida a ser pesada das duas substâncias.

Em seguida preparou-se uma solução aquosa de Iodeto de Potássio em um béquer com cerca de 80 ml de água destilada, agitando com um bastão de vidro. Após a completa dissolução do sólido completou-se o volume com água destilada até 100 ml. O mesmo processo do Iodeto de Potássio foi realizado para o Nitrato de Chumbo.

Prosseguindo o procedimento em dois béqueres diferentes foi despejado as soluções aquosas de KI e Pb(NO3)2, e em um terceiro béquer foi misturado as duas soluções que formou PbI2 + 2KNO3, nos permitindo observar a formação de uma coloração amarelada e presença de precipitados. Sendo assim, foi dividida a nova solução em dois béqueres que foi utilizada para a filtração comum e a filtração a vácuo.

Filtração Simples: Foi despejada aos poucos, de um dos béqueres, a nova solução evitando que o líquido passasse da metade do papel filtro, assim o sólido foi retido e o líquido escorrido para o Erlenmeyer, conforme mostra na Figura 1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com