TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso, Primeiramente, Leia com Atenção o Texto Abaixo

Por:   •  27/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

Prazo de Entrega: até o dia 08 de agosto

Para responder às questões, referentes ao Estudo de Caso, primeiramente, leia com atenção o texto abaixo:

Recém-casado, Ricardo abandonou o emprego para iniciar uma loja de materiais esportivos em um bairro comercial de uma grande capital no Brasil. Ao longo de muitos anos, a empresa cresceu rapidamente. Em poucos anos, Ricardo abriu filiais da loja e comprou uma pequena malharia para fabricar seus próprios uniformes esportivos. A malharia tornou-se um negócio muito lucrativo, porque Ricardo passou a fornecer para outras lojas independentes, redes de loja de material esportivo e diversos times. Finalmente, cerca de 15 anos depois de começar, Ricardo não só tinha ampliado o comércio, como também crescido sua indústria.

A administração dos negócios tomava todo o seu tempo e ele precisou sacrificar seus estudos, interrompendo-os no primeiro ano do curso de Economia. Seus dois filhos, Sérgio e Alberto,, porém, foram educados, desde pequenos, para assumir a empresa. Desde a adolescência, foram envolvidos pelo pai nos negócios. Ambos se formaram em Administração e Ricardo providenciou para que fizessem estágios no exterior.

Cerca de 25 anos depois de ter começado, Ricardo era o proprietário de uma grande rede de lojas esportivas que agora estava enfrentando o comércio online de materiais esportivos e os preços agressivos praticados pela concorrência de grandes lojas. Em soma os negócios também não estavam fáceis na confecção de uniformes esportivos, que agora tinha um novo tipo de clientes: outros fabricantes de materiais esportivos, que dele compravam para vender com sua própria marca.

Estabilizada, a empresa era administrada, no dia-a-dia, por Sérgio e Alberto, que se dedicavam especialmente às atividades de marketing e finanças e administração geral dos pontos comerciais. Ricardo concentrava-se nas decisões de produção e escolha de produtos, além dos contatos com clientes grandes e tradicionais. Já não precisava, porém, dedicar-se tanto, quanto antes, pois os processos de produção eram de alta qualidade, embora os custos de fabricação estivessem continuem aumentando nos últimos anos.

Tudo correu relativamente bem para ele antes da era da globalização e da revolução digital. Quando chegaram as grandes empresas multinacionais de material esportivo, a competição tornou-se extremamente acirrada. Com grande poder de compra e fornecedores de baixo custo, agressivas na oferta de patrocínios para as equipes esportivas e extremamente preocupadas com a competitividade, essas empresas passaram a moldar o mercado segundo seus interesses. Esse movimento coincidiu com a evolução da tecnologia nas fibras para tecelagem, que a empresa de Ricardo comprava de fornecedores multinacionais. Em adição, as vendas online também foram crescendo com o maior acesso à internet e diminuição do receio dos consumidores em realizar suas compras de forma virtual, o que a empresa acabou negligenciando e entendendo como um modismo passageiro.

Assim, Ricardo foi obrigado a fazer grandes inovações em seu parque industrial para acompanhar a evolução da tecnologia e os novos padrões criados pela abertura do mercado. Exigindo grandes investimentos, essas inovações obrigaram-no a procurar financiamento, o que deixou a empresa em situação financeira delicada. No final da última década, grande parte da receita estava comprometida com o pagamento de juros. A recente crise econômica e a alta do dólar contribuíram para tornar a situação ainda mais difícil no mercado interno, embora tivesse facilitado a exportação, que a empresa fazia em pequena escala. Em paralelo, havia grande indecisão, quanto ao rumo a ser adotado em relação aos pontos comerciais e em como lidar com o crescimento do comércio eletrônico.

Nos últimos cinco anos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com