TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estúdio de Tatuagem Design de Interiores

Por:   •  27/11/2018  •  Monografia  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei abordar o planejamento de um Estúdio de Tatuagem passando por todas as etapas, desde a escolha de piso, mobília e decoração à conclusão, assim conferindo se o projeto proposto adequa as necessidades do cliente.

O Estúdio visa apresentar um ambiente confortável, dinâmico, com decoração caracterizada, onde desconstrói o ambiente comercial formal, para que cada pessoa que o visitar possa se identificar com o estilo.

1 – HISTÓRIA DA TATUAGEM

  1. – Surgimento

A história da tatuagem começou há 3.500 anos quando tribos e clãs utilizavam a arte no corpo como forma de distinção entre eles. O registro mais antigo da tatuagem encontra-se em uma múmia apelidada pelos cientistas como Ötzi. Os restos mortais do homem, datam de 3.300 anos antes de Cristo, ele foi encontrado em 1991 com 61 desenhos pelo seu corpo, linhas retas e paralelas concentradas em suas pernas e braços; por este motivo denominamos o nome do estúdio de Ötzi em homenagem ao homem do gelo.

1.2 – Desenvolvimento

Somos seres incrivelmente sociais, por isso muitas pessoas se tatuam para se sentirem significantes e incluídos no meio. Antigamente as marcas de cicatrizes adquiridas em guerras, lutas ou caças eram motivo de orgulho e reconhecimento frente ao grupo, por isso (supostamente), na arte pré-histórica os povos cobriam os corpos com desenhos. Após isso essas cicatrizes foram substituídas pela representação voluntaria no corpo, as pessoas já tatuavam as suas próprias cicatrizes em forma de desenho e símbolos riscados sob a pele. Recentemente a tatuagem ainda era reconhecida como associação a marginalidade, ao comportamento de risco, a prostituição e até ao crime, de pouco a pouco (com a pratica sendo usada por artistas e pessoas comuns) essa imagem foi se descontruindo e hoje em dia a cada cinco americanos um possui alguma tatuagem.

1.3 – Dados Estatísticos

Empreender em um estúdio de tatuagem e um dos negócios que mais cresce no Brasil. O crescimento neste mercado tem variado entre 10 a 20% nos últimos anos. Pensando que esse crescimento ocorre no momento em que o país passa por uma de suas piores crises, mostra que as perspectivas para o mercado de tatuagem diante de uma retomada econômica são infinitas.

Um estudo do SEBRAE identificou que o setor de tatuagem no Brasil teve crescimento de 24,1% em número de estúdios regularizados, e 24,3% de aumento de microempreendores individuais (sendo esses índices apurados em janeiro de 2016 e janeiro de 2017). O último censo realizado foi em 2010, e o percentual da população brasileira que possuem tatuagem cresceu consideravelmente grande parte em símbolos e frases, chegando até 20% da população comparado com anos atrás. Essa melhora reflete na busca de um design com personalidade e diferencial para cada estúdio.

  1. – PLANEJAMENTO DO ESPAÇO

3 – TIPOLOGIA

O tipo de reconstrução deve ser discutido com o médico e varia de acordo com os objetivos da mulher, o tipo de mastectomia realizada e os tratamentos para câncer que foram feitos.

Existem dois tipos principais de reconstrução mamária: uso de implante e uso de retalho abdominal.

3.1 – Uso de Implante

Consiste em colocar um implante de silicone debaixo da pele, simulando a forma natural da mama.

3.2 – Uso de Retalho Abdominal

Consiste em retirar pele e gordura da região abdominal para usar na região das mamas e reconstruir os seios. Em alguns casos, também podem ser usados retalhos das pernas ou costas, se não existir o suficiente na barriga, por exemplo.

4 – ESTUDO DE CASO

4.1 – Acqua Senses

O local escolhido localiza-se na Rua Artur Freitas Leitão, no Bairro Nova Campinas, a data da visitação foi dia 08 de maio de 2018.

        Observei algumas características da edificação, prédio moderno com muitas janelas e muito espaço para futuras adaptações, possuem algumas salas sem ocupação, na maioria das vezes são locadas para turmas de ballet.

Em relação ao atendimento, todos os funcionários presentes foram super atenciosos e educados.

A clínica não possui elevador e rampas para deficientes físicos e os banheiros que ficam no andar térreo não possuem espaço e adaptações para pessoas com deficiência.

Em todo o prédio vemos muitas janelas, possuindo iluminação natural e boa ventilação, estando a edificação localizada em um bairro bem movimento e próximo a ponto de ônibus facilitando o acesso.

 A clínica atende a homens e mulheres, tanto tratamento estético como tratamento de doenças.

5 – SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade envolve atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as futuras gerações também satisfazerem suas necessidades. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um “longo prazo” de termo indefinido, em princípio.

5.1 – Telhado Verde

O telhado verde, também chamado de cobertura vegetal ou jardim suspenso, é um sistema construtivo caracterizado por uma cobertura vegetal feita com grama ou plantas.

É instalado em lajes ou até mesmo sobre telhados convencionais e consiste em camadas de impermeabilização e de drenagem, as quais recebem o solo e a vegetação indicada para o projeto. Além do benefício estético, os telhados verdes funcionam como isolantes térmicos nas coberturas das edificações.

5.2 –Tinta Ecológica

A tinta ecológica, ao contrário da maioria das tintas disponíveis no mercado, não contém materiais tóxicos ou derivados de petróleo e são formuladas com matérias-primas naturais.

Uma pintura com tintas convencionais pode trazer sérios problemas para pessoas alérgicas ou crianças, devido aos compostos orgânicos voláteis que estão presentes nessas tintas. Os compostos orgânicos voláteis, além de serem danosos à saúde, são fontes de poluição atmosférica e influem diretamente na qualidade do ar onde são aplicados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com