TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGN INTERIORES -MOBILIARIO -ANTIGO EGITO E GRECIA ANTIGA

Por:   •  7/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  1.509 Visualizações

Página 1 de 4

a) Egito antigo

Inicialmente, cabe destacar que os primeiros registros encontrados sobre mobiliário encontram-se na história do Egito antigo. Esses móveis são conhecidos tanto por imagens em pinturas murais como por modelos reais existentes nas tumbas, enterrados junto aos mortos. Efetivamente, os egípcios acreditavam na vida além-túmulo, cultuavam aos mortos e enterravam com eles os seus objetos, para que estes pudessem dispor nos mesmos na outra vida. Por essa razão, o mobiliário egípcio antigo foi encontrado em ótimo estado de conservação, praticamente intacto.

Entre os objetos localizados, incluem-se camas, cadeiras, bancos com assento côncavo (tipicamente egípcios), mesa e arca, além de cortinas e dossel, objetos que assinalam o grau de civilização do Egito antigo.

Alguns móveis egípcios são mais baixos que a média do mobiliário, pois os egípcios realizavam algumas atividades sentados de pernas cruzadas.

Há que se destacar, inicialmente, que o mobiliário praticamente não sofreu alterações ao longo da história do Egito antigo, mas ficou mais rico em ornamentações na medida em que as diferentes dinastias se sucederam. Assim, por exemplo, os móveis da rainha Heteferes são menos ornamentados que os do rei (faraó) Tutancamon, que pertenceu a uma distania mais recente.

De todo modo, ao receberem ornamentos, os móveis egípcios antigos eram adornados com embutidos ou esculpidos e os materiais mais empregados em sua confecção eram o ouro, o marfim e a madeira.

Do mobiliário da rainha Heteferes, destacam-se um dossel, uma cama e uma poltrona. O dossel, de formato cúbica, possui uma grande abertura frontal e traves verticais em três de seus lados e traves horizontais em sua parte superior. A poltrona possui dois elementos ornamentais: o desenho de três flores de papiro em cada um de seus lados, abaixo dos braços e os pés zoomórficos em formato de pequenas patas de leão, suspensos em relação ao chão, sendo os quatro pés voltados para a frente. Esse último elemento - os pés zoomórficos-, aliás, embora sofrendo algumas modificações, influenciou decisivamente o mobiliário ocidental, estando presente em diferentes móveis europeus até a época do Neoclassicismo, com algumas interrupções de seu uso no barroco francês, no período da Regência e do Rococó, também na França. A cama da rainha Heteferes revela de modo claro como era esse móvel no Egito antigo: possuía pés zoomórficos (pequenas patas de leão suspensas em relação ao chão, as quatro patas voltadas para a frente, assim como na poltrona), composta por uma caixilho de madeira preenchido com uma rede, na qual a pessoa se deitava, pois não havia colchões. Também não havia travesseiros, mas os reis e nobres do Egito utilizavam um descanso ou suporte de cabeça, no qual apoiavam seus pescoços ao deitar, devido à crença de que dormir com a cabeça baixa era perigoso, podendo levar até mesmo à morte. Esses descansos de cabeça podiam ser simples ou bastante ornamentados com figuaras de pessoas (escravos) e animais.

Também era característico do móvel egípcio o uso de travessas e de pernas cruzadas em X, elementos que também influenciaram o mobiliário ocidental em diferentes momentos da sua história.

b) Grécia antiga

• Sobre o mobiliário da Grécia antiga, há registros escassos. Os móveis são conhecidos através de relevos em edificações, pinturas em vasos, jarros, urnas funerárias, louças, esculturas e estelas (altos-relevos dedicados aos mortos). Supõe-se a existência, em Micenas, de um mobiliário variado, composto de peças de junco, vime,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com