TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos de gêneros

Resenha: Exemplos de gêneros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

4- Exemplos de gêneros: telefonema, sermão, carta, comercial, carta pessoal, aula expositiva, romance, r eunião de condomínio, lista de compras, conversa espontânea, cardápio, receita culinária, inquérito policial etc.

Geralmente, a expressão “tipo de texto” é usada erroneamente para designar o que é um gênero textual. Marcuschi (2002:25) comprova muito bem essa observação quando afirma que “ quando alguém diz, por exemplo, a carta pessoal é maneira correta [...]”, pois se trata de um gênero textual.

Um ponto muito importante que. Marcuschi (2002:25) destaca é que “em todos os gêneros também se está realizando tipos textuais, podendo ocorrer que o mesmo gênero tambémse está realizando tipos. Assim, um texto é um geral tipologicamente variado (heterogêneo) “.

Os tipos textuais são definidos por seus traços linguísticos predominantes: aspecto lexicais, sintáticos , tempos verbais, relações logicas. Por isso um tipo textual é dado por um conjunto de traços que formam uma sequencia e não um texto. De acordo com Marcuschi (2002:25), “quando se nomeia um certo texto como “narrativo”, “descritivo”, ou “argumentativo”, não está nomeando o gênero e sim o predomínio de um tipo de sequencia de base.

Os gêneros e o ensino

• Trabalhar os gêneros textuais em sala de aula é uma excelente oportunidade de se lidar com a língua nos seus mais diversos usos do cotidiano.

Se a comunicação se realiza por intermédio dos textos, deve-se possibilitar aos estudantes a oportunidade de produzir e compreender textos de maneira adequada a cada situação de interação comunicativa. Língua, de

A melhor alternativa para trabalhar o ensino do gênerostextuais é envolver os alunos em situações concretas de uso de modo que consigam, de forma criativa e consciente, escolher meios adeuqados aos fins que se se deseja alcançar. É necessário ter a consciência de que a escola é um “autentico lugar de comunicação” e as situações escolares “são ocasiões de produção e recepção de textos”. (Schneuwly e Dolz, 2004,p.78).

Ao explorar a diversidade textual, o professor aproxima o aluno das situações originais de produção dos textos não escolares. Essa aproximação proporcionacondições para que o aprendiz compreenda o funcionamento dos gêneros textuais, apropriando-se, a partir disso, de suas peculiaridades, o que facilita o domínio que deverá ter sobre eles. Além disso, o trabalho com gêneroscontribui para o aprendizado de pratica de leitura de leitura, de produção textual e de compreensão. Tendo em vista a infinita diversidade de gêneros textuais existentes, Schneuwlye Dolz (2004) elaboram uma proposta de agrupamento de gênero com o proposito de viabilizar o ensino dos gêneros na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com