TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extensão Universitaria

Ensaios: Extensão Universitaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

No contexto atual a ciência está bastante voltada para o mercado. Mas, o conhecimento deve se desenvolver visando não só as problemáticas atuais, ele deve propor soluções para eventos futuros.

A Extensão proporciona uma ligação entre conhecimento cientifico e solidariedade, incentivando assim o lado social no contexto do ensino.

Além disso, a extensão eleva a criatividade, e abrange os conhecimentos daqueles que dela participam, podendo levar a grandes avanços nas descobertas cientificas.

A ciência não pode prender-se apenas a conceitos absolutos, pois essa “prisão” pode se transformar em fanatismos que também podem avançar continuamente.

Levando-se em conta essa importância de contextualização do ensino, a Extensão pode aparecer como um compromisso da universidade como um todo para com os grupos menos favorecidos em algum aspecto (social econômico...). Quando esse compromisso não existe, segundo Gramsci, o conhecimento cientifico acaba tornando-se burocrático e intransigente.

A construção do conhecimento deve estar relacionada com as condições do cotidiano do homem, e assim a ciência pode ser capaz de ser um instrumento emancipador do homem, contribuindo para diminuir a distância existente entre teoria e pratica.

A técnica deve ser estabelecida com consciência, ética e compromisso. Pois, o conhecimento é algo prático, social e histórico. Ele é prático porque se desenvolve a partir de uma experiência , e essa experiência que faz com que o homem tenha contato com uma realidade mais ampla que aquele que ele conhecia até o momento. O conhecimento é social porque é transmitido por um ser humano a outro,e cada pessoa que recebe esse conhecimento e o transforma de forma própria. Quanto a história, ela está inserida no conhecimento, pois ela representa o avanço do próprio conhecimento, no qual com o passar do tempo foi deixando de ser estático ou mecânico.

Na Extensão o conhecimento é incorporado ao cotidiano, e a partir disso a universidade tem a função de observar as vantagens e desvantagens dos avanços científicos e tecnológicos, os dramas humanos e assim mostrar que saber corresponde às tarefas de interagir com o cotidiano, transformar a história e, interpretar esse cotidiano e essa história.

A pesquisa busca observar a realidade social, e com essa observação é buscado também a modificação dessa realidade, a partir da modificação dos próprios indivíduos que compõem essa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com