TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FONTES ALTENARTIVAS DE ENERGIA

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.192 Palavras (17 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 17

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – CAMPUS IPANGUAÇU

CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE

TRABALHO DA DISCIPLINA DE GESTÃO AMBIENTAL

FONTES ALTENARTIVAS DE ENERGIA

ELIZAMA CAXIAS DOS SANTOS

GEOVANA MARILIA DE ARAUJO SILVA

MARIANA CRISTINA DA SILVA PEREIRA

Ipanguaçu/RN

2013[pic 3]

ELIZAMA CAXIAS DOS SANTOS

GEOVANA MARILIA DE ARAUJO SILVA

MARIANA CRISTINA DA SILVA PEREIRA

FONTES ALTENARTIVAS DE ENERGIA

Trabalho realizado como parte integrante da nota do 2º bimestre da disciplina de Gestão Ambiental e apresentado ao professor Renato Dantas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Câmpus Ipanguaçu, como requisito necessário à aprovação na disciplina.

Professor: Renato Dantas

[pic 4]

Ipanguaçu/RN

2013

DEDICATÓRIA[pic 5]

        Dedicamos este trabalho ao nosso professor/orientador/coordenador do curso técnico em meio ambiente, Renato Dantas que, desde sua chegada nos abraçou com entusiasmo, paciência e dedicação. Sempre disposto a nos ajudar e a colaborar com o nosso desenvolvimento pessoal e intelectual. Confiante no nosso potencial como futuros técnicos em meio ambiente, apesar de pouca disponibilidade de tempo, sempre que possível se faz presente às nossas causas.

[pic 6]

RESUMO

Neste trabalho apresentaremos que o padrão de vida do homem, ao longo do tempo, tem se modificado com a utilização da tecnologia para melhorias em sua existência. Isso implica em um consumo maior de energia. Atualmente, passa a ser um desafio da sociedade: como atender ao padrão de vida humano, consumir energia e, viver em um ambiente saudável? Nos fundamentamos em alguns conceitos de Pereira, Gonçalves, Fontes, dentre alguns artigos disponíveis na web. Concluímos que o desenvolvimento acarreta a necessidade de quantidades cada vez maiores de materiais e energia para satisfazer a necessidade de desenvolvimento da humanidade, resultando em uma quantidade expressiva de resíduos, tanto em termos de matéria quanto em termos de energia. É imprescindível o entendimento do conceito de energia e de suas múltiplas formas, principalmente às que causam menor impacto sobre o meio ambiente e, além disso, ter consciência que as fontes de recursos naturais podem se esgotar.

Palavras-chave: Energia, Fontes Alternativas, Meio Ambiente.

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 POLÍTICA AMBIENTAL        6

2 O QUE É A ENERGIA?        7

2.1 FONTES ENERGÉTICAS.................................................................................................7

2.2 FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA.....................................................................8

2.2.1 BRIQUETE......................................................................................................................9

3 LEGISLAÇÃO E DIRETRIZES RELACIONADAS COM O TEMA        14

4 ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS        16

5 METAS E OBJETIVOS        17

6. AÇÕES IMPLANTADAS        18

7. RESULTADOS E DISCUSSÕES        19

REFERÊNCIAS        20

[pic 9]

[pic 10]

1 POLÍTICA AMBIENTAL

A sociedade moderna, preocupada com o possível esgotamento dos recursos naturais, compreende a necessidade de adotar medidas para minimizar os impactos ambientais que degradam o meio ambiente. Consideramos, assim que, a conservação do meio ambiente é um dever de todos e um bem essencial para a qualidade e preservação da vida para as gerações atual e futura. Desta maneira, buscamos:

  • priorizar o consumo de fontes alternativas de energia;
  • prevenir a poluição através do controle de resíduos e efluentes gerados, comprometidos com o uso racional dos recursos naturais;
  • conscientizar que a responsabilidade ambiental deve ser uma preocupação constante em todos os níveis hierárquicos (gestão, colaboradores, fornecedores e clientes).

2 O QUE É A ENERGIA?

Tudo o que acontece á nossa volta é provocado pela energia. É a energia que faz com que as coisas e as pessoas funcionem, a palavra energia vem do grego e significa “que contém trabalho”, pode-se dizer que é a capacidade de produzir trabalho, que ela está associada ao conceito de matéria, ao conceito de movimento. Existe uma quantidade fixa de energia no universo, mas só podemos utilizar parte dela. Toda a nossa energia provém direta ou indiretamente do sol. A energia total do universo é sempre a mesma, isto é, não se pode criar nem destruir energia, apenas transformá-la.

Estando a energia sempre associada á matéria, e a matéria forma os corpos, podemos dizer que nesses corpos há energia, e ao conjunto corpo/energia chamamos Sistema Energético. Nos Sistemas Energéticos podemos classificar em dois tipos as formas de energia neles contidas, são elas:

  • A Energia Cinética, que está associada aos corpos em movimento e pode manifestar-se de várias formas. São exemplos: a energia elétrica, energia eólica, energia hidráulica.
  • A Energia Potencial provém do fato de ser uma forma de energia que se encontra em estado latente ou em potência e em condições de ser usada quando o homem muito bem entender. Pode manifestar-se de várias formas: energia dos combustíveis, energia dos alimentos e a energia potencial gravítica.

2.1 FONTES ENERGÉTICAS

Desde a antiga civilização aos tempos atuais, o homem aprendeu a utilizar técnicas, tais como, a fazer ferramentas, o que permitiu realizar tarefas que não poderia realizar com as mãos. Em seguida, aprendeu a cultivar e a receber da terra a sua própria alimentação, aprendeu a armazená-la para uso futuro, de modo que passou a ter tempo para se dedicar a outras atividades. Talvez a técnica mais importante, tenha sido a descoberta do modo de economizar a energia do corpo fazendo uso de outras fontes de energia. Assim obteve mais trabalho e menos esforço próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (314.9 Kb)   docx (103 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com