TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÂO E LETRAMENTO

Trabalho Universitário: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÂO E LETRAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 2

A formação lúdica do educador

7.1 Para atender as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, o Curso de Pedagogia tem entre seus objetivos: “Promover a gestão do trabalho pedagógico em contextos educacionais formais e não formais, por meio de ações coletivas que objetivam o desenvolvimento da autonomia na tomada de decisões e na busca de soluções às necessidades sociais e educacionais contemporâneas.”

Exemplifique uma ação que você poderá desenvolver junto à comunidade para concretizar esse objetivo. Valor: 0.0 a 1,0

Resposta:

Juntamente com a comunidade estarei atuando no apoio escolar e na organização e gestão de sistemas educacionais. Contribuirei para a efetivação de uma educação que contemple e promova o desenvolvimento global dos estudantes, promovendo e facilitando relações de cooperação entre instituição educativa, a família e a comunidade.

Atividades da Aula 08

O aproveitamento de sucatas na construção de brinquedos

8.1 Atente para a afirmativa: “A utilização de materiais reciclados para a confecção de brinquedos e jogos é uma atividade divertida, criativa e útil, pois além de reaproveitar materiais que iriam para o lixo, permite exercitar a responsabilidade na preservação do meio ambiente.”

Descreva uma atividade para reciclar materiais com crianças pequenas. Valor: 0,0 a 0,6.

Resposta: Brinquedos de garrafa pet para crianças como (carrinhos, robôs, caminhões, bonecas, etc): Nesta atividade a criança aprenderá a fazer brinquedos com garrafa pet trabalhando a memorização, a escolha, enfim, várias atividades educativas que colaborarão para o crescimento com auxílio de materiais como tesoura, cola quente e papéis coloridos. O maior objetivo é despertar nas crianças a consciência ambiental. Neste caso o material é reutilizado e reduzido com a participação das crianças. Após isso realizar uma exposição para que toda a escola tenha acesso à essas atividades.

8.2 Liste ações concretas que você pode realizar em sua casa para melhorar o meio ambiente, diferentes das citadas no texto da aula: Valor: 0,0 a 0,9

a- Reduzindo:

Aproveitar ao máximo a luz natural de modo a reduzir o consumo das lâmpadas;

Utilização de lâmpadas fluorescentes compactas;

Desligar aparelhos domésticos quando não estivermos utilizando.

b- Reutilizando: Pegar aquela roupa ou sapato que já não cabe mais e ao invés de jogar fora, doar para outra pessoa e manter esse produto em circulação. Assim estaremos ajudando a diminuir a demanda pelo consumo de matérias primas e recursos naturais.

c- Reciclando:

Reciclagem de detritos orgânicos que é mais conhecida como compostagem, onde a compostagem é um conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter um material estável, rico em humus e nutrientes minerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com