TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Monografias: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2015  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  2.035 Visualizações

Página 1 de 2

1) No texto da aula 2 encontramos a definição de alfabetização e letramento e sua aplicação prática: “Saber ler e escrever uma centena de palavras e frases não capacita o indivíduo para a leitura do jornal, de um documento etc.,” daí a necessidade de se letrar os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem, tanto alfabetizandos, como alfabetizadores, estes responsáveis pela mediação e re-construção de saberes em sala de aula, entendendo por letramento a relação que cada indivíduo e cada grupo social estabelece com a língua escrita. “Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter se apropriado da escrita” (Soares, 1998, p.18).

Com base no texto acima e na leitura da aula 2, bem como no vídeo referente a esta aula, selecione a alternativa que mostra as sentenças corretas:

I) Saber ler e escrever não representa o domínio de técnicas e métodos e nada mais é do que o amadurecimento natural do sistema cognitivo do sujeito;

II) Não se pode afirmar que o letramento garante ao aluno a inclusão social, mas a falta de letramento determina a exclusão.

III) Grafia é um processo de aquisição das habilidades de codificação /decodificação de sinais gráficos, exigidos para leitura e escrita.

A B X C

I e II I, II e III II, III

2) De acordo com as leituras realizadas nas aulas, no vídeos da disciplina defina resumidamente o que é letramento:

Letramento: é mais que alfabetizar é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. Letramento está relacionado com os usos da escrita em sociedade e com impacto na vida moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com