TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fala E Escrita

Artigos Científicos: Fala E Escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

I- Introdução.

Este trabalho tem como objetivo conhecer como se dá a formulação de políticas e ações profissionais, a consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade. Identificar a responsabilidade social da profissão mantendo seus compromissos éticos. Discutir a respeito do papel do educador social e da relação entre sua área de atuação e os conceitos de Política; entender o que é política segundo o profissional que atua no serviço social, Identificará as principais questões sociais destacadas no filme Gandhi, com direção de Richard Attenboroughe e fazer um paralelo com a realidade da questão social no Brasil. Veremos um pouco do Art. 6º da Constituição Federal de 1988, que trata dos direitos dos cidadãos e analisar criticamente o exercício atual de tais questões previstas no documento em relação a grupos sociais. Diante dessa analise da constituição e da realidade social entender se a cidadania é plena no Brasil.

Educação Social.

A educação social é um caminho, que junto com outros, pode compor um cenário mais viável para a inclusão de pessoas e categorias consideradas excluídas na atual conformação da sociedade. Por meio da educação, mas não só por ela, se pode contribuir para que haja garantia de direitos e justiça social.Usamo-nos como referencial freireano, pois entendemos que este, apesar de tratar em toda sua obra da Educação Popular, nos trouxe no decorrer dos tempos o conceito do ato educativo como ato político, da educação para todos, considerando seus saberes prévios e suas condições sócio-econômicas e culturais.

Curiosamente, Paulo Freire é uma das referencias sempre presentes na Pedagogia Social forjada na Europa e na América Latina, apesar de nunca ter utilizado este termo em seus escritos. [...] especialmente pela vertente da Educação Popular que ele consagrou. (SILVA, R., NETO,J.C.S.MOURAR.A., 2009, p.19).

A terminologia veio caminhando e se adequando aos tempos, deixando de ser ‘popular’ e passando a se concentrar em outras formas de educação (não-formal, informal, social) e também voltada a outros aspectos relevantes, como a intensificação da luta pela garantia dos direitos dos diversos segmentos sociais. Para nós, é importante que se mantenha a essência da educação popular, com diferentes matizes, pois essa base teórica e ideológica tem como foco central a educação política, o que nos orienta para a formação de educadores que propomos. Optamos, no entanto, por usar a terminologia educação social para fazer referência ao que se está usando atualmente no meio acadêmico e também porque já existe um profissional chamado de educador social. Entendemos que toda educação seja social, mas, apropriando-nos do fundamento foucaultiano de que as palavras criam realidade, assumimos que há necessidade de adjetivarmos esta educação para que possamos dar visibilidade a uma realidade diferenciada da educação formal tal como a conhecemos, nos moldes escolares, de estrutura ‘fixa’ e tradicional. Educação Social é a ação fundamentada no reconhecimento e defesa dos direitos humanos, é uma intervenção educativa que atua na vida e no contexto do ser humano. Como nos traz Nuñez (1999, p.26):

Uma prática educacional que opera sobre o que define como um problema social. é

por exemplo, trabalha em territórios de fronteira entre as lógicas econômicas e sociais

está definindo em termos de inclusão / exclusão social , a fim de mitigar ouse necessário , transformar os efeitos segregativos em indivíduos .

A educação social é uma práxis política que entende o sujeito como ser que pensa, age, sente e se relaciona com as pessoas e seu contexto social, de forma a promover a formação de sujeitos da educação e a transformação social. Para a Asociación Estatal de Educación Social (ASEDES), esta é entendida como:

Direito do cidadão consagrados no reconhecimento de uma profissão pedagógica, contextos educativos e ações de mediação , gerando e formação, que são competência profissional do educador social permitindo Incorporando o tema da educação para a diversidade de redes sociais , entendida como o desenvolvimento da sociabilidade e da circulação social; O desenvolvimento cultural e social , entendida como a abertura ao novo oportunidades para a aquisição de bens culturais , que eu expandir sobre as perspectivas educacional , trabalho, lazer e participação social. ( ASEDES , 2008) .

Partilhamos dessa concepção:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com