TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Que Levam Pessoas A Morarem Nas Ruas

Pesquisas Acadêmicas: Fatores Que Levam Pessoas A Morarem Nas Ruas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  3.300 Visualizações

Página 1 de 2

FATORES RESPONSÁVEIS NA ATUALIDADE POR LEVAR ALGUMAS PESSOAS A VIVER NAS RUAS.

1. INTRODUÇÃO

O advento da globalização levou alguns indivíduos a morar nas ruas, causando assim desigualdade social. No entanto não podemos generalizar essa população, pois a ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas e doença mental, interferem direta ou indiretamente na vida social, cultural e econômica desse indivíduos, portanto a situação de rua pode se dar de variadas formas.

2. DESENVOLVIMENTO

Mediante definição do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a população em situação de rua caracteriza-se por ser um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelidas a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, de caráter temporário ou de forma permanente.

Para os cientistas sociais, a exclusão social relaciona-se com situações extremas de ruptura das relações familiares e afetivas, além da ruptura total ou parcial com o mercado de trabalho e de não participação social. Alcock (1997) e Castel (1998).

Entretanto, alguns trabalhadores destacam-se como, catadores de materiais recicláveis, flanelinha, dentre outros. Exemplo a seguir na figura ilustrativa.

Figura ilustrativa: http://passapalavra.info/2010/05/23016

3. CONCLUSÃO

Mediante o exposto, faz nos refletir sobre a situação de cada um desses indivíduos que vivem o intenso processo de exclusão social, pois para mudar tal cenário será necessário um reajuste de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal, como o de saúde, educação, assistência social, habitação, cultura, renda e emprego, garantindo a promoção de direitos desses indivíduos, através de programas suplementares de governo.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://www.guiadedireitos.org

http://passapalavra.info/2010/05/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com