TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES RESPONSÁVEIS NA ATUALIDADE POR LEVAREM ALGUMAS PESSOAS A VIVEREM NAS RUAS.

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

FATORES RESPONSÁVEIS NA ATUALIDADE POR LEVAREM ALGUMAS PESSOAS A VIVEREM NAS RUAS.

Alguns estudos tem sido realizados para tentar descobrir quais são os vários fatores responsáveis a levar algumas pessoas a viverem nas ruas.

O IBGE, em um documento apresentado para discussão no II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais, realizada no Rio de Janeiro em agosto de 2006, listou, de forma não exaustiva, quatro grandes grupos de fatores que levam algumas pessoas a viverem nas ruas: a violência, as drogas, o desemprego e os problemas de Saúde. Tais fatores podem ser encontrados isoladamente, ou de forma combinada.

Em 2008, no Brasil, numa pesquisa realizada por meio de uma parceira do Ministério do Desenvolvimento Social e com a Unesco sobre a população em situação de rua, foi constatado que as principais razões pelas quais algumas pessoas estão em situação de rua são: alcoolismo, drogas (35,5 %); desemprego (29,8 %); desavenças com pai, mãe e, ou irmãos (29,1%). Nesta pesquisa, 71,3% dos entrevistados citaram, pelo menos, um dos três motivos, muitas vezes de forma correlacionada ou indicando uma relação causal entre eles.

Em outro estudo realizado em 2012 no Paraná, coordenado pelo doutor em Sociologia Lindomar Boneti, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), apontou que são três as principais causas: conflitos familiares; desemprego e fracasso escolar. Segundo o professor Boneti (2012), as causas geralmente estão interligadas, conforme explica: “Um exemplo: o pai perde o emprego, começa a beber e a bater nos filhos. O que acontece é os filhos irem para as ruas por não suportarem mais viver na família”.

Considerando os 03 estudos acima, verificamos que os fatores mais recorrentes que levam algumas pessoas a viverem nas ruas são: conflitos familiares, desemprego, vícios, problemas de saúde, violência doméstica e o fracasso escolar.

Os conflitos familiares geralmente são relacionados à orientação sexual, vícios com drogas e bebidas. O fracasso escolar contribui para a exclusão social.

O vício com drogas e bebidas podem acarretar desequilíbrio financeiro do orçamento familiar, envolvimento em crimes e emprego da violência doméstica.

O desemprego causa a impossibilidade do chefe de família de sustentar aqueles que dele depende causando conflitos no grupo familiar e é um dos fatores principais para uma pessoa morar na rua.

Há ainda um grupo de pessoas que são expulsas de seus lares por familiares, que são os deficientes físicos e mentais, por não poderem prover seu próprio sustento e representar gastos não suportados pelos parente.

Considerando as informações descritas podemos concluir que na maioria das vezes não é apenas um fator e sim vários que contribuem em conjunto para levar uma pessoa a viver na rua. Podemos afirmar ainda que independente do motivo, a maioria deles parte de dentro da própria família do indivíduo. Contudo não podemos responsabilizar somente a família e o próprio sujeito que se encontra nesta situação. O Estado brasileiro tem a obrigação e o dever de garantir a educação, trabalho, a saúde, a moradia, a segurança, dentre outros direitos sociais assegurados pela Constituição Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com