TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenos naturais

Por:   •  18/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ONZE DE AGOSTO

ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

FENÔMENOS NATURAIS

NOVA PRATA

2013


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos desvendar os mistérios físicos presentes em alguns fenômenos naturais formados a partir da velocidade do vento e da água. Com destaque nos ciclones especificando sobre tornados, tromba de água, furacões e tufões.

        Embora muitas pessoas acreditem que tornados e bombas de água são os mesmo fenômenos na verdade não são, pois tornados são formados a partir de furacões na terra e trombas de água começam a partir do mar, o que estará em foco a seguir.


  1. CICLONES

Ciclones são fenômenos meteorológicos, tempestades violentas produzidas por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação e chuvas torrenciais, sendo necessária para sua formação uma temperatura superior a 26ºC, humidade do ar superior a 70% e localização distante do Equador.

Que costumam ocorrer na região Oeste, Nordeste, Norte do Pacífico, Oceano Índico e Norte do Oceano Atlântico, regiões tropicais e subtropicais, evidenciando-se quando superam os 50km/h.

O ciclone se forma quando a água quente evapora, o ar quente e húmido sobe, formando nuvens no encontro com o ar frio da altitude, assim se instala uma tempestade, a circulação do ar ocorre com maior velocidade e de uma maneira cíclica, os ventos cada vez mais rápidos provocam o movimento circular do ar, principalmente no centro, uma cortina de chuva forma-se em torno do ciclone.

Se a velocidade o ciclone ultrapassar 116 Km/h, pode surgir um Furação ou um Tornado.


  1. FURACÃO

O Furacão se forma quando a velocidade do ciclone ultrapassa 116 Km/h, podendo atingir até 300 Km/h, sua velocidade de deslocação pode chegar a 50 Km/h. Podendo durar semanas e atingir 1500 Km de diâmetro, ocorrendo no Oceano Atlântico Norte – Golfo do México, Caraíbas e região leste dos EUA.

Se ocorrer na região do Pacífico Norte, região Oeste dos EUA, Japão e China ele é chamado de Tufão, que possui as mesmas características de um Furacão.


  1. TORNADO

A origem do tornado são de duas colunas de ar em forma de um funil, em altíssima rotação, que se formam a partir de nuvens do tipo Cumulonumbus. Dependendo da forma que está a tempestade com granizo o tornado chega alcançar o chão mas se não tiver muita rotação não. Sua duração é de aproximadamente 10 a 15 minutos, e seu diâmetro raramente ultrapassa 2 quilômetros.

Sua formação ainda não é totalmente compreendida pelos cientistas, mas podemos observar que ocorrem com o cisalhamento do vento, que seria quando ventos de temperaturas e alturas diferente se encontram, como por exemplo, o vento a 300m de altura sopra a uma velocidade de 8km/h e o vento a 1500m de altura sopra a uma velocidade de 40km/h. Após isso se essa coluna encontrar uma massa de ar ascendente quente e úmido com uma massa de ar fria e seca, os ventos ganham energia e começam a acelerar, formando assim o tornado. Normalmente os tornados se formam perto da noite, pois a atmosfera está mais instável.

Uma curiosidade sobre tornado é que em todo o mundo, cerca de 70% ocorrem nos Estados Unidos, isso devido ao chamado corredor dos tornados, que fica nos estados do Kansas, Oklahoma e Texas. Pois massas de ar quente e úmida vindas do Canada se encontram com massas de ar frio e seco vindos do Golfo do México.

  1. EXPERIÊNCIA REALIZADA

Experiência disponível no site MUNDO MANUAL

Tornado de água

Materiais necessários para fazer a experiência:

Computador velho ou seja HD velho;

 Fonte que ainda funcione;

Pote de vidro que o HD;

Arame;

Água.

Modo de fazer o tornado de água.

Retire o super ímam que se encontra dentro do HD. Assim que estiver com o super ímam separado do HD, cole-o no centro com cola quente, nesta hora é preciso muita precisão para que o ímam fique centralizado no meio e muito bem colado, caso contrário, a experiência não funcionará. Também é importante ressaltar que não se pode colocar cola quente em cima do ímam, ele precisa ficar liso, sem nenhuma alteração. Logo após é necessário tirar o “bracinho de leitura”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (84.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com