TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha - O Caso Do Cavalo Probo

Pesquisas Acadêmicas: Ficha - O Caso Do Cavalo Probo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

Ficha de Leitura

JÚNIOR, Ouvídio Poli. O Caso do Cavalo Probo, 2ª edição, Editora Selo Off Flip, Paraty – RJ, 2012. 59 páginas. ISBN 978-85-62705-20-5

- Resumo: A história é retratada na cidade fictícia de Jacuecanga. Uma narrativa que tem como personagem principal um cavalo chamado Políbio, que agora aposentado, depois de uma vida marcada pela servidão - passando por momentos de glória, enquanto funcionário de um quartel, até a mesmice da prestação de serviços públicos - recebe uma modesta pensão vitalícia de Pedro Jacobino, em homenagem aos serviços prestrados. Todavia, esta pensão gera uma grande confusão entre os cidadãos, quando o prefeito Chico Toucinho, apoiado de Paulinho Manguaça, decide cancelá-la. Discussões, vandalismos e rebeliões passam a fazer parte do cotidiano da cidade.

- Citações:

“Políbio era assim: trabalhava muito, dormia pouco e na época das campanhas políticas vivia esfomeado - pois só durante a breve gestão jacobina foi que adquiriu hábitos aristocráticos e começou a comer sossegado como um cavalo merece. Pág. 20-21.

“Estou pensando em cortar a ração do Políbio. Não fica bem a um cavalo toda essa regalia...” Pág. 26.

“-Daqui a pouco os caipiras vão querer licença-maternidade para as éguas...

- horpario de almoço, férias descanso aos domingos...” Pág.33

“Esse foi um dos mais importantes episódios de nossa vida cívica, digno de figurar entre os mais célebres da República e talvez de todo o mundo ocidental.” Pág. 50.

- Comentários pessoais: O humor crítico utilizado por Ovídio, torna este livro um grande instrumento de debate sobre as mazelas de nosso país, ao criar uma cidade teoricamente fictícia, que carrega consigo todas as características de onde vivemos.

A palavra “probo” significa honesto e honrado. Sendo assim, tem-se nesta criação o “caso” de um animal aparentemente comum, que já pelo título nos remete que algo diferenciado aconteceu com ele. Os jogos de palavras utilizados pelo autor, muito parecidos com os de Millôr Fernandes, ao misturar crítica social e sarcasmo, regam um humor inteligente e condensado.

Fazendo referência ao comentário de Homero Fonseca, em que afirma que “O cavalo Políbio também pode ser visto como uma metáfora do povo brasileiro: livre, porém submetido aos infortúnios de regimes militarar e civil.” Vemos portanto a pernoficação humana na figura de um animal como forma de crítica a construção social que nos cerca.

O Caso do Cavalo Probo, é um livro intelectual e hironizado, como podemos ver na parte “Chico Toucinho chegou a remoer saudades do voto de cabresco - voto de cabresto, logo vinha a correção.” (Pág.18), portanto, é indicado a quem gosta de narrativas com estas característas, ou seja, para aqueles que buscam e sua leitura a crítica e o vínculo com o lugar que pertence. Fazendo uma avaliação pessoal entre 1 e 10, nota 8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com