TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  5/11/2015  •  Dissertação  •  4.169 Palavras (17 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 17

Características da narração:

Uma narração é um tipo de texto que relata uma história real ou não, misturando dados reais ou imaginários, com sequências de ações, relacionadas a certo acontecimento. O texto narrativo apresenta personagens que atuam o tempo todo no espaço e tempo organizado pelo narrador, e há três tipos de narrador que podem fazer o desenrolar da história. Em um texto narrativo o narrador é o principal foco, ele é quem contará a história dando detalhes aos leitores, ele sabe todo o desfecho, e muitas vezes ele mesmo pode participar da história que está sendo contada.  Elementos também fundamentais Para esse tipo de textos são as personagens, o espaço, tempo, enredo e desfecho. Dentre os textos narrativos destacam-se contos, novelas, romances, algumas crônicas, poemas narrativos, histórias em quadrinhos, piadas, letras musicais, entre outros. 

Estrutura de uma narração:

-Introdução: A introdução deve fornecer as informações das personagens, espaço, tempo e enredo, dando os fatos iniciais, expondo algumas circunstâncias.

-Complicação: É no caso, a parte que se desenvolve o conflito, que se iniciam as ações.

-Desfecho: É a solução do conflito causada pelas ações das personagens, onde tudo será resolvido/explicado, podendo ter final trágico, triste ou surpreendente, tudo dependerá da decisão que o narrador tiver.

-Clímax: É o momento vamos dizer mais emocionante da história, aonde os fatos vão se encaixando para chegar ao desfecho, é o momento de maior tensão.

-Narrador: Conta a história, pode ou não participar da história, tem seu ponto de vista, suas opiniões.

-Personagens: são os elementos vitais de uma narração, possuem grande importância na construção da narrativa, participam dos acontecimentos relatados pelo narrador. Os personagens são principais ou secundários, isso depende muito do papel que cada um desenvolve, sendo apresentados diretamente ou não.

-Trama: Nessa fase será relatado o fato propriamente dito, acrescentando somente os detalhes relevantes para o bom entendimento da narrativa. A montagem desses fatos deve levar a um mistério, que se desvendará no clímax.

-Espaço: onde ocorre

-Tempo: quando ocorre, podendo contar o tempo ou não.


Narração e Narratividade

Em nosso cotidiano encontramos textos narrativos; contamos e/ou ouvimos histórias o tempo todo. Mas os textos que não pertencem ao campo da ficção não são considerados narração, pois essas não têm como objetivo envolver o leitor pelo conflito. Podemos dizer que nesses relatos há narratividade, que quer dizer, o modo de ser da narração.

Tipos de foco narrativo:

- Narrador personagem: O narrador personagem é aquele que narra à história em 1ª pessoa, ou seja, ela participa da história e narra ao mesmo tempo, pela sua ótica, visão, impressões pessoais, ele dá opiniões em relação o que ocorre na história. Esse tipo de narrador de certa forma causa certo suspense aos seus leitos, pelo fato de que ele não possui outra visão, outro lado da história a não ser o dele, limitando fatos, assim o leitor vai descobrindo coisas junto com esse tipo de narrador.

  • Narrador-protagonista: o narrador é a personagem principal da história. Todos os acontecimentos giram em torno de si mesmo, e por isso a narrativa é a mais impregnada de subjetividade. O leitor é induzido a compartilhar dos sentimentos de satisfação ou insatisfação vividos pela personagem, o que dificulta ainda mais a visão geral da história.
  • Narrador-testemunha: É uma das personagens que vivem a história contada, mas não é a personagem principal. Também registra os acontecimentos sob uma ótica individual, mas como é personagem secundário da trama não há uma sobrecarga de emoções na narração.

- Narrador observador: Narra em 3ª pessoa, porém só consegue narrar, não tendo visão de tudo, apenas de um ângulo, como se fosse uma testemunha, mais não faz parte da história a única função é reproduzir para o leitor as ações que enxerga pelo seu ângulo. Como ele não participa da história ele não possui o conhecimento da vida, pensamentos ou sentimentos dos personagens.

- Narrador onisciente: Narrando também em 3ª pessoa, porém há uma diferença entre narrador observador, ele revela todos os fatos do enredo e dos personagens, ele conhece todos os aspectos. Podendo por exemplo descrever sentimentos e pensamentos mais íntimos e detalhes que até mesmo desconhecem, assim como pode descrever coisas que acontecem em dois locais ao mesmo tempo, podendo observar o desenrolar dos acontecimentos em qualquer espaço. Algumas vezes limita-se a observá-los de forma objetiva, em outras, emite opiniões e julgamento de valor acerca do assunto. 

  • Narrador onisciente neutro: Relata os fatos e descreve as personagens, mas não influencia o leitor com observações ou opiniões a respeito das personagens. Fala somente dos fatos indispensáveis para a boa compreensão da narrativa.
  • Narrador onisciente seletivo: Narra os fatos sempre com a preocupação de relatar opiniões, pensamentos e impressões de uma ou mais personagens, influenciando assim o leitor a se posicionar a favor ou contra eles.

Enredo:

O enredo de uma história pode ser organizado de diversas formas, a forma mais comum, onde há a situação inicial que apresenta o espaço e as personagens, o estabelecimento do conflito, que as personagens deverão resolver quebrando a estabilidade de personagem e acontecimentos, outra possibilidade de se iniciar a narração é pelo desfecho. Esse tipo de estrutura é mais utilizado em textos jornalísticos, onde o objetivo é a informação rápida e precisa. Começa-se então pelo desfecho, dando a oportunidade ao leitor de continuar ou não a leitura, dependendo do seu interesse. Pode-se construir também a narração somente através de diálogos, dando voz às personagens e muitas vezes até dispensando a figura do narrador. Dependendo do objetivo do texto pode-se até fugir à ordem lógica do texto, porém no caso das redações pedidas em concursos não é adequado utilizar essa opção, pois pode comprometer o bom desempenho do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (313.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com