TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Livro Cidadão de Papel

Por:   •  7/10/2016  •  Resenha  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  1.729 Visualizações

Página 1 de 4

É de fundamental importância mencionar fatos do livro “Cidadão de Papel” de Gilberto Dimenstein, pois ele trata de diversos problemas entre jovens e adolescentes que vivem no Brasil e da vida social de todos. O autor defende a ideia de que há soluções para esses problemas que existem no Brasil e que os jovens precisam se envolver nas questões sociais, econômicas e políticas.

No livro ainda no prefácio fala que as pessoas já se acostumaram com a violência e que para elas isso é normal, mas um dos princípios mais utilizados pelo autor durante todo o livro é o Direitos Humanos. Ele busca mostrar meios ondes os jovens e as pessoas possam tentar resolver todos os problemas sem violência. Os problemas abordados no livro realmente são chocantes a quantidade de pessoas envolvidas, por exemplo os meninos de ruas, diariamente encontramos eles nas ruas pedindo esmolas e na maioria das vezes são ignorados, e por isso muitas vezes acabam fazendo o errado, ou seja começam a roubar, a matar só para se manter vivo, procurando sobreviver. Mas diante a lei que consta na constituição dos direitos humanos, falam que somos todos iguais. Mas cadê essa igualdade? Infelizmente ela não existe, e os jovens e adultos ficam caldos o tempo todo sofrendo com os seus problemas que na maioria das vezes tem soluções.

No capítulo que fala direito de ter direitos mostra que as pessoas fala diariamente em cidadania e a maioria não sabe o significado dessa palavra, ou seja muitas delas não sabem que é direito delas, elas terem uma vida descentemente. As pessoas tem o total direito de ter o livre arbítrio de escolher o que fazer, elas devem votar em quem quiser, viver da maneira que elas quiserem. As crianças tem direito a um lar, a uma educação de qualidade ao lazer, e as vezes vão parar na rua e acabam virando ladrões. Os jovens e adolescentes precisam de total apoio de todos para que tenha uma vida digna, para serem no futuro bons médicos, advogados e exercerem outras profissões.

O mundo hoje está assustador, a maioria das crianças tem medo dos ladrões e as vezes preferem ficarem presos dentro de casa, pois o mundo hoje está muito violento. Os adolescentes ficaram violentos, no Brasil existe pouca segurança, o que deixa os cidadãos revoltados. Os valores humanos estão esquecidos e até as escolas se esqueceram de passar aos seus alunos a importância dos valores na sociedade como um todo.

O livro retrata os vários problemas sociais que existem no Brasil, e mostra que os professores podem passar para os seus alunos que eles podem resolver os problemas. O livro é de fundamental importância para a área da educação, pois além da educação ser direitos de todos, ela nos dar o direito de protestar contra as injustiças do país.

Para a área da educação matemática é importante para trabalhar com estatísticas, pois os professores podem colocar os alunos os para coletarem dados e fazerem trabalhos de campo.

Contudo, o livro “Cidadão de Papel” mostra a realidade dos problemas enfrentados tanto pela população jovem quanto a adulta, e ainda dar soluções para alguns dos problemas. Se os professores educarem os seus alunos de forma correta, mostrando o que eles devem fazer, os jovens irão lutar atrás dos seus direitos e irão tentar resolver os problemas sociais.

DIMENSTEIN, Gilberto. Cidadão de Papel. São Paulo: Ática, 2011.

Citações Diretas:

“A viagem pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com