TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonetica E Fonologia

Artigos Científicos: Fonetica E Fonologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA – POLO

MIRANTE DO PARANA ANEMA – SP

CURSO: 3 º LETRAS.

DISCIPLINA:FONETICA E FONOLOGIAO presente trabalho tem como intuito a elaboração de um embasamento teórico sobre os fundamentos fonéticos da língua portuguesa, esta atividade possibilitara as formas de conhecimento de construções dos sons representado pela a escrita e pela a fala, tendo como referencia, as principais estruturas de um aparelho fonador,que é constituído pelos os pulmões assim cada órgão é responsável pela a formação deste aparelho.

Como sabemos o objetivo principal desta atividade é apontar os estudos da lingüística, com relação a fonologia

Conhecer fonética é aprofundar em seu métodos capaz de oferecer um instrumento em sala de aula.

As principais estruturas do aparelho fonador.

O aparelho fonador é constituído de pulmões, traquéia ,laringe lábios e dentes, alvéolos palata duro, e palata mole. Os sons da fala são produzidos quando alguns desses órgãos e estruturas agem sobre esta corrente, ou seja, quando há mudança dessa corrente de ar, todos esses conjunto é chamado de aparelho fonador.

Segundo Palmer (2003:53) a fala é uma série de cavidades variadas e interligadas associada ao tipo do organismo assim pode começa com a cavidade oral. Suas funções vitais são diversas, porém a principal é a ingestão é de alimentos. Assim atua –se também como uma passagem para o ar até o trato respiratório. Na fala, a cavidade oral atua como um volume continuamente variável para modificar o tom produzido na laringe na produção da vogal e como uma câmara de obstrução através da qual o ar exalado é direcionado pra criar algumas consoantes

; movimentam-se em direção ao passivo, são o lábio inferior, a língua, o véu palatino ou palato mole e as cordas vocais.

Articuladores passivos; localizam-se na mandíbula superior – lábio superior, dentes superiores, céu da boca - que se divide em alvéolos, palato duro, palato mole ou véu palatino e úvula. A partir desses exemplo também há os lugares do segmentos consonantes por exemplo:

Bilabial ; O articulador ativo- lábio inferior; articulador passivo- lábio superior. Ex.:pá, boa, má.

 Labiodental: O articulador ativo- lábio inferior; articulador passivo- dentes incisivos superiores. Ex.:faca, vá.

 Dental ; O articulador ativo- ápice da língua ou lâmina (parte superior da língua); articulador passivo - dentes incisivos superiores. Ex.:data, sapa, nada, lata.

 Alveolar -;O articulador ativo – ápice ou ponta da língua; articulador passivo- os alvéolo por exemplo : data,sapa. .

produção das consoantes dos segmentos consonantais e vogais da noOs sons vozeados ou sonoros são sons produzidos com vibração das cordas vocais alias quando pronunciamos as palavras “faca e vaca’’ percebemos que elas transmite um som nas tais letras v, e f, nesse caso a letra que entra em vibração é a letra v ,para entendermos melhor esta parte fizemos –nos um teste colocamos a Mao na parte da laringe ou seja ´(gogó ) e houve a diferença entre f(fffffff)e V(vvvvv), feito isso ficou fácil identificar qual é a letra que tem um som mais sonora dessa forma chamamos de sonoros (alteração de vozeamento).

Por outro lado a consoante surda são produzidas sem vibração das cordas vocais por exemplo o f s x.

As variações do português falado no Brasil.

As Variações lingüística são diferenças que as mesma língua apresenta quando é utilizada de acordo com as condições sociais culturais regionais e histórica.

Já as variação social está relacionada a fatores sociais como etnia, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e grupo profissional. Os vários estudos que enfocam neste tipo de relação de língua/fatores sociais t De acordo com RAMOS(1998), na comunidade Belorizontina, por exemplo, a forma reduzida do pronome pessoal de 3ª pessoa ele para “eis” e “es” ocorre com maior freqüência e é, portanto, favorecida na fala de pessoas de baixa escolariedade Fica claro que a variação social não compromete a compreensão entre indivíduos, uma vez que alguns momentos de incoerência são sanados pelo contexto em que a fala se forma.

Conforme MARTINET(1964) “uma língua é um instrumento de comunicação segundo o qual, de modo variável de comunidade para comunidade, se analisa a experiência humana em unidades providas de expressão fônicas conteúdo Comunidades diferentes vivenciam experiências diferentes e isto se reflete nos respectivos sistemas lingüísticos: léxico, morfológico e sintático.

 

definições de fonética e fonologia.

fonética  estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Cabe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptivas. Ela fundamenta-se em estudar os sons da voz humana, examinando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel lingüístico de construir as formas da língua”. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala, ou seja, o fone.

Já fonologia  cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com