TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonética E Fonologia

Dissertações: Fonética E Fonologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  450 Visualizações

Etapa 4

A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Descreve os sons da linguagem e analisa suas particularidades acústicas e perceptivas. Estuda os sons da voz humana, examinando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel lingüístico de construir as formas da língua”. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala, ou seja, o fone.

À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases. Sua unidade mínima de estudo é o som da língua, ou seja, o fonema.

Resumindo: Fonética = Som da fala Fonologia = Sons da língua

Sons que estejam em oposição ([f] e [v] em “faca” e “vaca”) são caracterizados como unidades distintas e são denominados fonemas.

É preciso fazer levantamento de sons foneticamente semelhantes, normalmente que diferem unicamente por um traço, como [p] e [b]. São os pares suspeitos.

Exemplos:

As palavras mar e bar são constituídas de três fonemas e que marulho e barulho são constituídas de seis fonemas. Entretanto, há uma diferença de significado entre elas, determinada pela oposição dos fonemas iniciais /m/ e /b/.

Fontes

CALLOU, Dinah e LEITE, Yonne. Iniciação à Fonética e à Fonologia. 5 ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1995.

http://amigadeestudantes.blogspot.com.br/2009/02/fonologia-1-sons-e-letras.html

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com