TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonética E Fonologia

Artigo: Fonética E Fonologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

Fonética articulatória

É o estudo da produção dos sons, ou seja, estuda o aparelho fonador, é um dos principais ramos da fonética, que é responsável pelos sons que a linguagem humana utiliza, essa área é encarregada de observar descrever, classificar e transcrever os sons produzidos.

Classificação dos sons

Os sons produzidos na nossa linguagem são chamados de fones ou segmentos. São divididos em três grupos basicamente: consoantes, vogais e semivogais.

Consoantes: ou segmentos consonantais, são sons produzidos com algum tipo de obstrução no trato vocal, de forma que há um impedimento total ou parcial da passagem do ar. Esses sons são classificados com os seguintes critérios: modo de articulação, lugar de articulação, vozeamento, nazalidade/oralidade.

Vogais: ou segmentos vocálicos, são os sons produzidos sem obstrução no trato vocal, , onde a passagem de ar não é interrompida. Esses sons são classificados com os seguintes critérios: altura da língua, anterioridade/posterioridade da língua, arredondamento dos lábios, nazalidade/oralidade.

Transcrição fonética- representação dos sons emitidos por um falante do português brasileiro quando produz sua fala através de de símbolos, a transcrição é feita entre colchetes, os linguistas recorrem ao Quadro fonético internacional para fazer es transcrições. Nesse quadro há para cada fone um símbolo fonético específico. Exemplo de transcrição: " fonética articulatória"

Fonética acústica

É o ramo da fonética que estuda os aspectos acústicos, propriedades físicas dos sons da fala. A fala é tão complexa que, através da análise acústica, articulatória e perceptual de seus componentes se pode descobrir não só o conteúdo da elocução, mas também pistas sobre a identidade do locutor, além de problemas de saúde ou emocional dessa pessoa.

As propriedades físicas que a acústica investiga se referem à amplitude, duração, frequência e conteúdo aspectral da onda sonora. A análise acústica é feita através de espectrogramas, gráficos, trajetórias de formantes e da frequência fundamental. Os estudos acústicos da fala possuem diversas aplicações: síntese de voz, reconhecimento de voz, compreensão da fala, codificação de voz a baixas taxas, patologias da laringe, etc.

Fonética auditiva

Centra seus estudos na percepção do aparelho auditivo, nem sempre percebemos o mesmo som de forma idêntica. Só uma análise mais apurada permitirá identificá-lo.

Este tipo de estudo é a fonética auditiva que faz, que é um campo de pesquisa pouco explorado, principalmente no nosso país.

Fontes:

http://portal.virtual.ufpb.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/07/Fonetica_e_Fonologia

http://criarmundos.do.sapo.pt/Linguistica/pesquisalinguagem008.html

VIEIRA, Maurílio Nunes. Acústica - Princípios da Produção e Análise da Voz. ICEX/UFMG. 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com