TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas De Comunicação

Artigo: Formas De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Formas de Comunicação

• Diálogo: há participação de pelo menos dois interlocutores implicam sempre um sentido e um resultado, pois não se dialoga no vazio. Quem fala que ser compreendido, quem ouve decide se quer ouvir e compreender. Entram sempre em jogo as características de personalidade do receptor, que poderá sobre a mensagem emitida uma outra, através de suar reações ao que ouviu.

• Entrevista: aqui também há o intercâmbio de dois interlocutores, mas a um deles caberá o papel de perguntar e ao outro de responder. Para um sucesso de uma entrevista, é sempre conveniente a preparação de um questionário, que deve ser ordenado de uma forma lógica, adaptando à personalidade, ao nível sociocultural do interlocutor é a situação. Deve o entrevistador, também preparar-se para imprevistos. E finalmente, a redação das respostas deve ser feita cuidadosamente, para não distorcer o conteúdo da fala do entrevistado.

• Reunião-Discussão: o grupo se reúne para discutir um tema ou tomar uma decisão: deve haver um coordenador, que é responsável pelo sucesso da reunião. Cabe a ele apresentar o tema, abrir a discussão, a recolocar as opiniões expressas, sem emitir a sua própria, assegurar o intercâmbio, favorecer a participação de todos e, ao final, fazer um resumo do que foi discutido e/ou decidido.

• Brainstorm (“tempestade cerebral”): esse método visa estimular a criatividade do grupo através da produção intensiva de ideias. Só deve ser usado para a busca de novas ideias. Deve haver um coordenador, que passará a palavra a cada participante e reformularão as ideias que ficarem confusas, sem nunca esboçar reação as sugestões apresentadas. Nenhuma ideia deve ser criticada.

• Estudo de caso: essa é uma atividade de grupo em que os participantes analisam uma situação, geralmente dramática. Primeiro um coordenador faz a exposição do fato, o grupo analisa a situação, identifica o problema central, discute e analisa possíveis soluções e suas consequências e seleciona as que apresentarem maiores vantagens.

• Exposição-Participação: escolhe-se um tema de fácil compreensão de todos. Os participantes do grupo pesquisam sobre o assunto. Um coordenador apresenta o tema e abre à discussão, com perguntas previamente preparadas. Ao final, sintetizam-se os principais temas tratados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com