TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Continua

Casos: Formação Continua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

1 PROBLEMA LEVANTADO DO CONTEXTO DA ESCOLA

Na sociedade em constantes mudanças, novas funções surgem para serem assumidas pelos professores, do ponto de vista de uma reflexão e análises pedagógicas e de instâncias político sociais. Fator esse que nos leva a pensar que o “papel” do professor está em crise, quer dizer, está em constante transformação de acordo com os movimentos da sociedade.

Temos vários conceitos sobre o professor enquanto profissional, com direitos já conquistados historicamente, com especificidade no desempenho de seu trabalho, com suas características pessoais, entre outros aspectos. Em todos os momentos é necessário analisar a profissão docente levando em consideração aspectos singulares (posições políticas dos professores, seus conflitos e ideologias, suas representações do mundo, sua identidade pessoal) e aspectos universais (organização político associativo dos indivíduos), desenvolvidos a partir de transformações históricas.

Para compreender o professor como profissional é necessário romper com estereótipos que foram sendo colocados, como se o professor fosse uma segunda mãe e a escola um segundo lar, porque é uma profissão onde predomina a figura feminina.

Na formação dos professores pela racionalidade técnica é uma atividade instrumental, com finalidade de se solucionar os problemas por meio da aplicação rigorosa de teorias técnicas científicas. O pensamento reflexivo sobre a prática do professor é fundamental para compreender os processos de ensino e aprendizagem, para desencadear uma mudança radical dos programas de formação de professores e para promover a qualidade do ensino na escola numa perspectiva inovadora.

Na formação do professor reflexivo, o docente é considerado como um intelectual em contínuo processo de formação, cuja experiência é vista como a fonte do saber, sendo que é a partir dela que se constrói o saber profissional.

Numa revisão da literatura sobre esse item, considera-se que o significado exato de professor reflexivo é difícil de ser delimitado, considerando-se então três abordagens sobre a formação reflexiva dos professores: a narrativa, a crítica e a cognitivista.

Na abordagem das narrativas a ênfase se dá na valorização dos conhecimentos práticos e as reflexões realizadas pelos professores. Na abordagem crítica, a ênfase é colocada no tipo de decisões tomadas pelos professores, levando-se em conta a diversidade cultural. Na abordagem cognitivista o foco está no papel do conhecimento no ensino.

O ensino reflexivo, mesmo quando analisado por diferentes óticas teórico-metodológicas, dá ênfase às preocupações com a experiência pessoal e com o desenvolvimento profissional de professores.

Escola reflexiva é onde se pensa e se avalia seu projeto educativo e que gera conhecimentos sobre si próprios, sobre os alunos e professores. A escola que se quer reflexiva e emancipadora deve ser vivida cotidianamente, dimensionada em seu projeto político pedagógico-curricular.

O currículo é encarado como guia, orientador da aprendizagem, é um currículo vivo e presente na ação dos professores e dos alunos.Docentes devem incumbir-se de ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional e cumprir sua hora-atividade.

Como organizar a hora-atividade dos professores de forma a favorecer o trabalho coletivo dos professores que atuam na mesma disciplina/turno?

Como eliminar o individualismo e o isolamento do professor sem eliminar a individualidade e garantir a autonomia do mesmo?Qual o real papel do professor dentro do espaço escolar diante das mudanças que ocorreram nas últimas décadas?

O coletivo dos professores encontra-se confuso e necessitando de uma organização de momentos possíveis de encontro dentro da escola, canalizando o tempo para a reflexão sobre as questões acima, visando o crescimento e a busca de um trabalho pedagógico coerente com a proposta da escola.

A hora-atividade, apontada aqui como um possibilitado para o encontro dos pares da mesma disciplina, favorecerá a troca de ideias, o planejamento e a reflexão.

Urge, entretanto, sistematizar esse trabalho, pois a escola interpreta e não simplesmente responde ou aplica as diretrizes que recebe, tal como foram concebidas pela instituição administrativa. As determinações emanadas dos diferentes níveis de autoridade do sistema de ensino, sejam administrativas ou pedagógicas, não se operacionalizam na escola de forma direta ou mecânica, como simples presença ou ausência, aceitação ou rejeição. A escola interpreta ou incorpora os parâmetros conforme suas necessidades e possibilidades.

1 PROBLEMA LEVANTADO DO CONTEXTO DA ESCOLA

Na sociedade em constantes mudanças, novas funções surgem para serem assumidas pelos professores, do ponto de vista de uma reflexão e análises pedagógicas e de instâncias político sociais. Fator esse que nos leva a pensar que o “papel” do professor está em crise, quer dizer, está em constante transformação de acordo com os movimentos da sociedade.

Temos vários conceitos sobre o professor enquanto profissional, com direitos já conquistados historicamente, com especificidade no desempenho de seu trabalho, com suas características pessoais, entre outros aspectos. Em todos os momentos é necessário analisar a profissão docente levando em consideração aspectos singulares (posições políticas dos professores, seus conflitos e ideologias, suas representações do mundo, sua identidade pessoal) e aspectos universais (organização político associativo dos indivíduos),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com