TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Força magnética e polos magnéticos

Por:   •  26/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A princípio deve-se saber o que é magnetismo. Magnetismo é a atração ou repulsão entre corpos que são chamados de imãs ou certas substancias magnéticas. Este imã possui dois polos, polo norte e o polo sul. O polo sul só atrai o seu oposto que é o polo norte e o polo norte atrai o polo sul.

A terra é considerada como um imã gigante, onde tem os dois polos, ela excede uma ação magnética sobre a agulha da bússola e tende a fazer a agulha orientar-se paralelamente ao campo magnético. Esses polos da terra são pontos de intensidade magnética que ela possui, assim fazendo sabermos através da bussola a onde estamos localizados.

A Força magnética ela é a força entre objetos, isso acontece mesmo que não estejam em contato. Pode ser atrativa ou repulsiva, por ela ter essas características foi confundida pela força elétrica, mas para a força elétrica começar a agir ela precisa de uma carga, para que essa carga chegue até a região do campo elétrico fazendo ela agir, mas não é sempre que isso acontece com a força magnética, ela nem sempre atua com cargas em repouso.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Força magnética

Ela é resultado da interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento.

É fundamental que fique claro que força magnética, ou pode ser chamada de força de Lorentz, é totalmente diferente de força elétrica. Na antiguidade muitos cientistas e sábios se embaraçaram nisto, pois essas duas forças tem características parecidas que é ser repulsivo e atrativo. A diferença é que na força elétrica ela precisa de uma carga X para chegar até a camada elétrica, assim começando a agir, mas na força magnética nem sempre isso acontece, pois ela não age com cargas estáticas, ou seja, cargas em repouso.

Força magnética só é ela, a partir do momento que uma partícula eletricamente carregada começa a se movimentar na região onde atua o campo elétrico.

Essa força tem um papel de suma importância na física, temos como por exemplo a presença fundamental dela para que aceleradores de partículas funcionem. Como toda força da física, ela possui um vetor, um sentido, uma direção e um modulo.

Considerando que uma carga Q, com uma velocidade V é lançada onde tem um campo magnético B e há um ângulo entre o vetor V e B que é Senθ, assim é formado uma força magnética que é dado pela equação:

F = |q|.v.B.senα

Sendo que: F = força magnética

|q| = módulo da carga elétrica

v = velocidade da carga elétrica

Θ = ângulo entre o vetor velocidade e o vetor campo magnético B

O sentido dos vetores é observado com uma ajuda da regra da mão direita, onde o dedo polegar é colocado no sentido da velocidade V, os quatros dedos parados no sentido do campo magnético B e a força magnética terá o sentido da palma da mão como se ela estivesse sendo empurrada.

Polos magnéticos

A terra em que nós vivemos ela é considerada como um grande imã que possui dois polos, o norte e o sul, essa divisão tem um motivo histórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com