TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação Especial Libras

Casos: Fundamentos Da Educação Especial Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  3.461 Palavras (14 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 14

FAEC - FUNDAÇÃO ATITUDE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/ LIBRAS

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

1. TÍTULO I..........................................................................................................04

CONCLUSÃO............................................................................................................07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................08

INTRODUÇÃO

O período histórico na Educação Especial no Brasil, passa desde os períodos da Idade Antiga, Média, Moderna, Contemporânea e por fim para a Educação de Inclusão e seus movimentos de integração.

Não poderia deixar de citar cada um brevemente, pois cada período na história da Educação do mundo, passa por um determinado tempo cada um com suas dificuldades e avanços da época. Sendo assim o contexto histórico da Idade Antiga por exemplo, relata a origem da civilização grega e a formação das cidades-estado, aristocracia militar e suas formações da corte em educação.

Na Idade Média, teve seu inicio na Europa, que foi tomada por invasões bárbaras sobre o Imperio Romano, caracterizou por economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada; a educação eram para poucos, onde só os filhos dos nobres estudavam.

Já na Idade Moderna foi marcada pelas grandes descobertas de sua época tais como: a Revolução Comercial, as grandes invenções, formação das monarquias nacionais, Reforma e contra-reforma, humanismo e o progresso intelectual, que deu-se aos movimentos econômicos e culturais.

A Idade Contemporânea já com o início da Revolução Industrial, a era das máquinas, nas alterações de relações da produção, consolidação do poder da burguesia e o proletariado cria nova classe revolucionária, a urbanização cresce acelerada e a educação estabelece as escolas elementar, escolas secundárias, ensino universitário e as escolas normais para o magistério.

Depois de todo o processo chega a Educação Especial ou de Inclusão que se diz em primeiro lugar que há várias maneiras de se compreender o processo de inclusão; uma delas é inserir socialmente um individuo contra o preconceito a sua volta. A inclusão é um assunto de extrema importância, que representa o modelo atual, ainda discutido e em implantação no Brasil, que se atingir aos objetivos propostos, poder com um espaço de tempo, modificar muito na vida da sociedade de modo geral e especialmente para as pessoas com necessidades especiais.

1. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O período histórico da Educação Especial começa a partir da civilização grega, que era formada por diferentes povos, a então criada as cidades-estado, de aristocracia militar, o ideal de educação é a formação côrtes do nobre, a doença mental era vista como predomínio do demônio, as pessoas com deficiências eram afastadas da sociedade, pois não se diferenciava doença mental de deficiência mental, pois valorizavam muito o aspecto físico. A educação era muito severa, por valorizar tanto o corpo e atividades guerreiras, onde só os meninos estudavam e as meninas cuidavam do lar.

A Idade Média começaram algumas mudanças em relação as pessoas com deficiência, relatavam que o deficiente era a relação da mulher com o demônio, e os doentes e deficientes mentais eram vistos de outra forma como: videntes, possuidores do demônio e profetas. A educação era para poucos e só os filhos dos nobres estudavam, esta era foi marcada pela influência da igreja onde ensinavam as doutrinas religiosas, latim e táticas de guerra, a outra grande parte da população era analfabeta e não tinha acesso aos livros. Também nessa época surgi o atendimento assistencial e instituições para pessoas desprotegidas por causa das organizações cristãs.

No mesmo período há o surgimento da ciência, o conhecimento cientifico para os problemas do homem e a busca para estudar a deficiência como: Educação, Psicologia e Sociologia, sendo assim pesquisando, analisando e estudando o comportamento e necessidades das pessoas, com isso a deficiência saiu da questão da saúde e passou a ser questão da educação.

Depois entramos no período da Idade Moderna ou Renascença onde aconteceu as grandes descobertas, Revolução comercial, as grandes invenções, Formação das monarquias nacionais, Reforma e contra-reforma e Humanismo , o progresso intelectual deveu-se a fotores de correntes dos movimentos econômicos e culturais da historia europeia desde o fim da Idade Media. As conquistas da filosofia e da ciência se constituiu a Revolução Intelectual, logo depois veio o Renascimento que foi uma visão de mundo estimulado pela burguesia em ascensão, onde suas principais características eram o racionalismo, (em oposição a fé) o antropocentrismo (em oposição ao teocentrismo) e o individualismo (em oposição ao teocentrismo) e o individualismo (em oposição ao coletivismo cristão).

Na Renascença a educação tornou-se fonte de preocupação, exigência da nova concepção de homem, não ocorre expansão de escolas populares, porque é o homem da nobreza e burguesia que quer ser educado. O aparecimento de colégios é o fenômeno da nova imagem da infância e da família, no Brasil com a chegada dos jesuítas e de seu ensino voltado a catequização dos índios, a educação na colônia assume o papel de agente colonizador.

Entrando para a Idade Contemporânea onde se dá o inicio da Revolução Industrial no século XIX, pois é a era das máquinas, das alterações nas relações de produção. É a consolidação do poder da burguesia, o proletariado surge como nova classe revolucionária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com