TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES, FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO, FUNDAMÍTICAS

Por:   •  4/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.761 Palavras (12 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS DO DESAFIO PROFISSIONAL: EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES, FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO, FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS, POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

Ana Carolina da Silva Brito – RA: 413741

Andressa Gomes de Oliveira – RA: 407372

Darlene Prado dos Santos – RA: 437493

Ellen de Fátima da Silva Cabral – RA: 438756

Pedro Wilvo Mendes S. Lima – RA: 414503

Inclusão social: Educar para despertar uma consciência ecológica

Tutor a distância: Rosane de Assis Rodrigues

Tutora Presencial: Camila Policena de Alencar Nunes Amorin

Sobradinho-DF – 2 de junho de 2016

Índice

Introdução....................................................................................................................3

Atividades Propostas ...................................................................................................4

A inclusão social no mercado de trabalho....................................................................5

Expectativas.................................................................................................................8

Considerações Finais....................................................................................................9

Referências Bibliográficas...........................................................................................10

Inclusão social: Educar para despertar uma consciência ecológica

Introdução:

Esse projeto visa à inclusão de alunos especiais, com isso o aluno será capaz de difundir a pratica de conservação do meio ambiente. A Educação Ambiental é um tema que deve envolver todos os públicos, já que diz respeito à qualidade de vida na Terra, incluindo, portanto, a diversidade do público escolar, entre eles, os alunos com necessidades educacionais especiais.

A Constituição de 1988 determina que o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência deve acontecer preferencialmente na rede regular de ensino.

A educação inclusiva traz consigo muitos desafios e inseguranças as pessoas envolvidas com a educação, e para que mudanças aconteçam é preciso que acreditemos nessa proposta e busquemos alternativas que possam estar contribuindo no processo de valorização das diferenças.

No ano de 1996, entra em vigor a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9394/96 aponta que a Educação Especial é a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular, para os 27 educandos portadores de necessidades especiais. (1º) serviços de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridades da clientela da Educação Especial; (2º) o atendimento se dará em classes especiais ou serviços especializados, sempre que, não for possível a inclusão nas classes comuns, em função de características específicas dos alunos; (3º) a oferta de educação especial deve ter início na Educação Infantil.

A educação ambiental se configura como uma excelente aliada nesse processo de valorização dos alunos por ser um processo dinâmico e transformador a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. Esta pesquisa visou à elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental para alunos com deficiência auditiva e com síndrome de down.

Para o cumprimento dessas atividades seguiu-se o seguinte roteiro: um passeio pela orla do lago Paranoá, a realização de uma oficina de reutilização e uma atividade recreativa. Entre os resultados alcançados por esta experiência, podemos citar: o aumento do contato desses alunos com o Meio Ambiente, o ganho de informações em relação aos problemas ambientais e à respeito de atitudes para a conservação ambiental e o aumento da sensibilização e conscientização ambiental desses alunos.

O presente trabalho objetiva demonstrar a importância da interação entre os alunos especiais e as práticas pedagógicas associadas à educação ambiental.

Atividades Propostas

Podemos planejar aulas com oficinas eco pedagógicas, debates, linguagem artística (visual cênica e dança), uma elaboração de cartilha de atividades com temas ambientais, atividades praticas, dinâmicas, exibição de filmes e slides com tradutor em libras e atividades ligadas à conscientização sobre o ambiente e preservação do Planeta.

O desenvolvimento dessas atividades pode começar com um jornalzinho produzido pelos professores, bem explicativo, com desenhos bem coloridos para chamar a atenção desses alunos especiais, com conteúdo abordando temas atuais sobre o meio ambiente. Uma cartilha de atividades, com atividades voltadas para educar sobre o meio de sustentável e a conscientização sobre a importância e o respeito com todas as formas de vida. Uma atividade pratica, de plantar feijão, com o processo de germinação, comparar o tempo de crescimento com o tempo que o homem leva para destruir uma arvore, sensibilizando esse aluno. A dinâmica de danças das cadeiras para síndrome de down serve para a conscientização da importância da natureza, antes que a mesma seja insuficiente para o tamanho da população. A reciclagem pode ajudar na identificação de produtos que normalmente jogamos fora, mas podem e devem ser usados para fabricação de brinquedos e utensílios reciclados.

 Temos como exemplo: papel usado, garrafa pet, embalagens plásticas, tampinhas... tudo pode virar algo novo com um pouco de imaginação. Slides e filmes recreativos demonstrando situações reais atuais a respeito da consciência ecológica com intuito de educar em forma de desenhos animados e filmes. Os debates abordam questões que tenham foco no ecológico, e a sua destruição e preservação, discutindo temas sobre o assunto e assim fazendo com que o aluno interaja, converse, entenda e de sua opinião sobre o tema abordado. Passeios com temo ambiental, como recreação ambiental dirigida, oficina de teatro, hora do bicho e plantio são atividades que fazem o aluno interagir com a natureza e sentir-se parte dela, dentro do passeio os professores explicam sobre a preservação das espécies e recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com